Voltar

Duas novas vacinas farão parte do calendário infantil

Duas novas vacinas farão parte do calendário infantil

A vacina injetável contra poliomielite e a pentavalente, que protege contra cinco doenças, serão introduzidas a partir do segundo semestre de 2012

Duas novas vacinas farão parte do calendário infantil

19 Janeiro 2012
O Calendário Básico de Vacinação da Criança passará por mudanças a partir do segundo semestre deste ano. Duas novas vacinas serão utilizadas a partir de agosto: a injetável contra a poliomielite, feita com vírus inativado, e a pentavalente, que protege contra cinco doenças com apenas uma dose.

A nova vacina contra poliomielite, com o vírus morto, será ministrada em paralelo com a campanha nacional de imunização, feita com as doses orais. A injetável será aplicada aos dois e quatro meses de idade, e a imunização oral será usada nos reforços, aos seis e quinze meses. Confira como ficarão as campanhas contra a poliomielite, de acordo com o Ministério da Saúde:

- 1ª etapa (16/06): todas as crianças menores de cinco anos receberão uma dose da vacina oral, ou seja, continua igual aos outros anos.

- 2ª etapa (em agosto) – Campanha Nacional de Multivacinação: todas as crianças menores de cinco anos deverão comparecer aos postos de saúde, com o Cartão de Vacinação. A caderneta será avaliada para a atualização das vacinas que estiverem em atraso.

Pentavalente
Em uma única dose, a vacina pentavalente irá imunizar a criança contra difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo B e hepatite B. Atualmente, a proteção contra essas doenças é feita com duas vacinas separadas. As crianças serão vacinadas aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade.

Desde o nascimento, há cuidados fundamentais para uma boa saúde, entre eles, as vacinas. Ficar atento a elas, portanto, é uma das responsabilidades dos pais, que, sempre que tiverem dúvidas, devem procurar esclarecer com o pediatra do filho.

Confira como fica o calendário completo de vacinação já com as mudanças.



Taise Bertoldi

Fonte: Ministério da Saúde

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em