Voltar

Maneiras de demonstrar o amor ao seu filho

Maneiras de demonstrar o amor ao seu filho

A relação pode ficar ainda mais próxima e sólida ao acrescentar no dia a dia alguns programas diferentes e formas afetuosas de lidar com a criança ou adolescente.

Maneiras de demonstrar o amor ao seu filho

25 Julho 2016

Da mesma forma que ocorre em uma relação amorosa entre casais, o vínculo com os filhos precisa também ser constantemente nutrido e cuidado. Transmitir segurança e amor para as crianças pode fazer com que elas cresçam sentimentalmente mais fortes e confiantes, pois sabem que podem contar com o suporte da família. 

Há inúmeras maneiras de acompanhar de perto e interferir positivamente na formação da criança ou adolescente, separamos algumas delas que têm como base a educação e o amor: 

  • Faça um esforço extra para dar bons exemplos sobre como se comportar e conversar com outras pessoas em casa e em público. Use frequentemente palavras como "sinto muito", "por favor" e "obrigado".
  • Responda cuidadosamente às necessidades físicas e emocionais do seu filho. Esteja disponível para ouvir a criança quando ela quiser falar com você, mas também seja ativo para perguntar sobre como foi o dia, o que ela fez de bacana, se ocorreu algo desagradável, etc.
  • Quando o filho estiver irritado, rabugento ou de mau humor, dê-lhe um abraço, um carinho ou faça um outro gesto de afeto.
  • Utilize formas não violentas de disciplinar. Comece a usar recompensas e restrições desde a infância, isso ajuda a estabelecer formas de incentivar os pontos fortes e também melhorar o que causa preocupações.
  • Faça planos para passar um tempo só com seu filho. Incentive um interesse comum, como a prática de algum esporte, acompanhar juntos algum seriado, etc.
  • Marque noites de jogos ou passatempos em família, para que todos aproveitem o tempo juntos. A cada nova data defina um responsável para escolher qual será o motivo do próximo encontro.
  • Uma das melhores maneiras de fazer a criança aprender sobre boas escolhas alimentares é encorajá-la a cozinhar com você. Buscando envolvê-la em todo o processo, desde o planejamento do cardápio, compra dos ingredientes e preparação do prato.
  • Ajude seu filho a construir relações positivas com os amigos, irmãos e colegas da escola. Considere convidar amigos da criança para visitar a sua casa. Incentive seu filho a praticar esportes ou participar de atividades que envolvam trabalho em equipe.
  • Diga "eu te amo" para os filhos, independentemente da idade.

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: American Academy of Pediatrics

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em