Voltar

Melhore a alimentação das crianças nas férias

Melhore a alimentação das crianças nas férias

Fique atento ao que os pequenos consomem e aproveite para oferecer alimentos variados e saudáveis

Melhore a alimentação das crianças nas férias

17 Janeiro 2012
Acostumar as crianças a manterem bons hábitos de alimentação nem sempre é fácil. Guloseimas, fast food e petiscos, muitas vezes, são os itens que os pequenos mais desejam. No entanto, o excesso de alimentos ricos em açúcares, sal e gorduras trans e saturadas - como salgadinhos, refrigerantes e biscoitos - pode aumentar o risco de obesidade e diabetes tipo 2 na infância. Portanto, aos pais, cabe o importante desafio de fazê-los terem uma alimentação equilibrada.

As férias podem ser um bom período para rever hábitos alimentares e incentivar uma alimentação mais saudável e variada, que comtemple todos os grupos de alimentos. Para isso, vale programar um piquenique ou levar as crianças na feira para participarem da escolha das frutas e de legumes.

Confira mais algumas dicas que podem auxiliar quem deseja e precisa melhorar a alimentação dos filhos pequenos:

- Tenha frutas frescas em casa em locais bem visíveis e de fácil acesso para as crianças;

- use a criatividade e apresente os alimentos de diferentes maneiras;

- purê é uma ótima solução para incluir legumes nas refeições. Se a criança não gosta de cenoura em rodelas, aposte no purê de cenouras;

- as orientações que você segue para elaborar a alimentação do seu filho devem ser repassadas para quem irá cuidar dele. Se você limita guloseimas para os finais de semana, lembre-se de fazer essa observação;

- brinque com as formas dos alimentos. Isso poderá ajudá-lo a chamar a atenção da criança para um alimento mais nutritivo, no lugar de uma comida nutricionalmente pobre.

 
Bons hábitos alimentares na infância são incentivados pelos pais. Conheça os riscos que uma má alimentação pode trazer aos pequenos neste artigo, onde falamos sobre os perigos da obesidade infantil.

Taise Bertoldi

Fonte: Blog Saúde (Ministério da Saúde), Sociedade Brasileira de Diabetes.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em