Voltar

Promova positivamente a imagem corporal do seu filho

Promova positivamente a imagem corporal do seu filho

Separamos algumas maneiras para que os pais consigam fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes em relação ao próprio corpo.

Promova positivamente a imagem corporal do seu filho

24 Agosto 2016
A imagem corporal é a forma como a pessoa se sente e o que pensa a respeito do seu corpo. Inclusive essas impressões podem não ter algo a ver com a aparência real. A má imagem corporal pode ter uma série de efeitos negativos, incluindo distúrbios alimentares, prática de exercício físico compulsivo, depressão, ansiedade e baixa autoestima. Relações sociais, humor e até os estudos podem ser seriamente afetados devido à baixa autoestima. 

É comum, especialmente na adolescência, sentir-se envergonhado e muitas vezes descontente com a aparência física. Há situações em que esse descontentamento pode levar à diminuição das interações sociais, criando sentimentos de solidão e isolamento, temores de rejeição e baixa autoimagem. Os pais costumam ser modelos influentes para os filhos, por isso é possível de diversas maneiras promover positivamente a imagem corporal que a criança ou o adolescente tem a respeito de si. 
 
Formas de incentivar a autoaceitação
 
• Esteja ciente do impacto de falar de forma negativa sobre o seu corpo ou sobre o corpo de outras pessoas perto dos filhos. Promova uma aceitação saudável sobre sua própria forma corporal. 

Não coloque muita ênfase na aparência física. Procure conversar com seu filho sobre todos os diferentes aspectos que compõem uma pessoa, tais como personalidade, habilidades e inteligência. 

• Ouça as preocupações do seu filho sobre a forma do corpo e aparência. A puberdade, em particular, pode ser um momento difícil. Tranquilize o adolescente informando que as mudanças físicas são normais e que todos se desenvolvem, às vezes em tempos distintos. 
 
 
Exercite-se regularmente e incentive esse hábito. Enfatize os benefícios da prática de exercícios físicos, como saúde, interação social e prazer. Peça para seu filho escolher um esporte que ele goste e matricule-o. Essa é uma boa forma de promover de forma tranquila a perda, ganho ou controle de peso. 

Não faça piadas sobre peso, forma do corpo ou características da criança ou adolescente. Mesmo os apelidos aparentemente amigáveis podem ser prejudiciais quando abordam alguns aspectos da aparência. 
 
Dê valor às realizações do seu filho, tais como talentos, habilidades e características de personalidade, e compartilhe-as com amigos e familiares quando ele estiver por perto.
 

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Victoria State Government – Better Health Channel

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em