Voltar

Comece a se exercitar agora!

Comece a se exercitar agora!

Não espere a chegada do verão para retomar a prática de exercícios físicos que você pode fazer já no inverno

Comece a se exercitar agora!

19 Agosto 2010


Durante o inverno, muitas pessoas não se preocupam em manter uma dieta alimentar saudável e em praticar atividades físicas com regularidade. A ingestão de alimentos gordurosos é feita sem peso na consciência e os quilos extras adquiridos são disfarçados com roupas largas e grossas. No entanto, os dias começam a esquentar e o verão impulsiona muita gente a correr para uma academia em busca de um corpo bonito em pouco tempo.

Essa situação é bastante comum, visto que o período de maior quantidade de alunos nas academias é entre os meses de outubro e março. O ideal, porém, é que a atividade física e a alimentação balanceada façam parte da rotina o ano inteiro. Esperar o verão chegar para tomar alguma providência em relação a esses aspectos, que são fundamentais para uma vida com saúde, não é a melhor solução. Portanto, não use o frio, a preguiça e a falta de tempo como desculpas para não fazer bem ao próprio corpo.

Cuidados no frio
Com as temperaturas mais baixas, o corpo tende a ficar mais frio e, por isso, o risco de lesões aumenta. Por isso, durante a prática de esportes e de atividades físicas no inverno, deve-se incrementar o aquecimento, que possibilita o aumento da temperatura corporal. Recomenda-se fazer entre 10 e 15 minutos de aquecimento antes de se alongar.

Observe também outras dicas para conseguir uma prática saudável e prazerosa de um exercício físico:
Se é iniciante, faça uma avaliação física e médica antes de começar a atividade;
respeite sua individualidade e os limites do seu corpo;
prefira atividades que você gosta e lembre-se que as opções não estão limitadas a uma academia;
descanse entre um dia de atividade e outro. Uma boa noite de sono é reparadora e prepara o organismo para o dia seguinte.



Taise Bertoldi

Fonte: Site Veja (Junho de 2009), Clicrbs (Donna - 30/07/2010)

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)

COMPARTILHAR: