Voltar

Doações de sangue diminuem com o Carnaval

Doações de sangue diminuem com o Carnaval

Ministério da Saúde alerta para queda de 25% nos estoques dos hemocentros do País nesta época do ano

Doações de sangue diminuem com o Carnaval

11 Fevereiro 2012
Com a proximidade do Carnaval, muitas pessoas estão acertando os últimos detalhes da fantasia, fechando a programação dos dias de festa ou ainda pensando em onde aproveitar o feriado. No entanto, nem tudo é motivo de alegria. Nesta época do ano, quem depende das doações de sangue pode ficar prejudicado.

De acordo com o Ministério da Saúde, os estoques dos hemocentros do País caem, em média, 25%. É justamente nesses dias que a demanda por sangue pode aumentar em virtude dos acidentes de trânsito. Portanto, antes de cair na folia, vale a pena se programar para fazer a sua doação.

Quem pode doar sangue?
É importante lembrar os requisitos para ser um doador:

- Estar em boas condições de saúde;
- ter entre 16 e 68 anos (lembrando que jovens entre 16 e 17 anos podem doar sangue mediante autorização dos pais ou responsáveis);
- não estar tomando medicamentos;
- ter mais de 50Kg;

O doador deve levar um documento de identidade com foto e evitar alimentos gordurosos pelo menos nas quatro horas anteriores à doação.

Não pode doar sangue: quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.


Taise Bertoldi

Fonte: Ministério da Saúde

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: