Voltar

Emagrecer e manter as novas medidas

Emagrecer e manter as novas medidas

Levantamento realizado nos Estados Unidos rastreou os hábitos das pessoas que sempre foram magras e das que emagreceram e conseguiram manter as medidas conquistadas.

Emagrecer e manter as novas medidas

25 Maio 2016
Ouvir relatos de pessoas que iniciaram uma dieta ou estão pensando em começar visando perder alguns quilos e medidas é comum no dia a dia. Inclusive a segunda-feira já é conhecida como o dia oficial em que as restrições alimentares são postas em prática. Porém, depois de vivenciar as mudanças no cardápio e alcançar as medidas desejadas, como manter essa conquista a longo prazo? Esse costuma ser um dos questionamentos de quem sofre com o “efeito sanfona” (emagrecer e engordar) constantemente. 

O National Weight Control Registry (Registro Nacional de Controle de Peso) e o Global Healthy Weight Registry (Registro Global de Peso Saudável), dos Estados Unidos, rastrearam os hábitos das pessoas que emagreceram e têm conseguido manter o novo peso, assim como de adultos que sempre foram magros. Com base nos relatos destes dois grupos foram identificados quatro comportamentos semelhantes que podem ter influência na manutenção das medidas corporais. Se você está com planos de emagrecer, confira os hábitos identificados.
 
 
 
Tomam café da manhã 
Nove em cada dez adultos magros consultados para o National Weight Control Registry mencionaram que desfrutam de uma refeição ao iniciar o dia. Alimentar-se logo nas primeiras horas da manhã ajuda a controlar o apetite e os desejos durante as horas sequentes. Para ser completa, a primeira refeição precisa conter carboidratos - de preferência os integrais (cereais), proteína e cálcio (leite ou derivados), e minerais, vitaminas e fibras (frutas ou suco).
 
 
 
Sobem na balança com frequência
Você tem medo de se pesar? 75% dos inscritos na pesquisa relataram se pesar pelo menos uma vez por semana, o que lhes permitiram notar qualquer aumento nos números e avaliar o porquê da oscilação.  
 
 
 
 
 
 
Praticam exercícios físicos regularmente  
Quase 90% das pessoas observadas no estudo praticam na maioria dos dias da semana cerca de 60 minutos diários de atividade física. A Organização Mundial da Saúde recomenda praticar atividade física pelo menos 150 minutos ao longo da semana, pouco mais de 20 minutos diários - isso envolve exercícios que são executados no trabalho, lazer, afazeres domésticos e deslocamentos diários. 
 
 
 
Não fazem dieta  
Embora pareça difícil de acreditar, mas a verdade é que as pessoas magras acompanhadas na pesquisa raramente fazem dieta. 74% mencionaram que nunca ou dificilmente aderem à dieta. O que elas fazem? Se concentram na qualidade de suas escolhas alimentares (optam por frutas e legumes, proteínas magras e cereais integrais), prestam atenção quando estão saciadas e evitam comer fora com frequência.
 
 

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: WebMD (EUA) / Organização Mundial da Saúde

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)

COMPARTILHAR: