Voltar

Estratégia contra o consumo exagerado de álcool

Estratégia contra o consumo exagerado de álcool

OMS define medidas globais para diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, que é responsável por cerca de 4% das mortes no mundo

Estratégia contra o consumo exagerado de álcool

20 Maio 2010
Ingerir bebidas alcoólicas é, em muitas culturas, um hábito comum em reuniões sociais e comemorações. No entanto, o consumo excessivo de álcool pode acarretar riscos perigosos à saúde e às relações sociais, como doenças e dependência, além de ser responsável por 3,8% das mortes em todo o mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, nesta quinta-feira (20/05/2010), uma estratégia global que tem como objetivo reduzir o consumo nocivo de bebidas alcoólicas. Aumento de impostos e regras mais rígidas para a comercialização de bebidas alcoólicas estão entre as medidas aprovadas na Assembleia Geral em Genebra. Os governos não são obrigados a seguir essas recomendações da OMS, mas elas servem de orientação para as 193 nações que compõem a organização.

Acidentes de trânsito, doenças cardíacas e hepáticas e vários tipos de câncer são alguns dos problemas associados ao consumo de álcool, que causam cerca de 2,5 milhões de mortes por ano, de acordo com estimativas da OMS.

Confira a cartilha Álcool: beba com moderação.



Taise Bertoldi

Fonte: site R7 (matéria “OMS anuncia estratégia global para combater o consumo de álcool”, acessada em 20 de maio de 2010) e site OMS.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: