Voltar

Fator mínimo do protetor solar passará de 2 para 6, diz Anvisa

Fator mínimo do protetor solar passará de 2 para 6, diz Anvisa

Agência mudou as regras de comercialização do filtro solar para garantir mais proteção ao usuário

Fator mínimo do protetor solar passará de 2 para 6, diz Anvisa

19 Junho 2012

O sol não apareceu e você não passou o filtro solar na pele? Cuidado, ao não aplicar o protetor solar diariamente, sua saúde pode estar em risco. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o filtro 30 deve ser usado todos os dias, no verão e no inverno. Utilizá-lo corretamente previne o envelhecimento precoce e evita o câncer de pele.

Para garantir mais segurança a quem utiliza o produto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mudou as regras para comercialização de filtro solar. Uma das principais alterações é sobre o valor mínimo que deverá aumentar de 2 para 6. Além disso, a proteção contra os raios UVA terá de ser, no mínimo, 1/3 do valor do filtro de proteção solar (FPS) declarado.

A resolução publicada no Diário Oficial no início de junho aumenta os níveis dos testes exigidos para comprovar a eficácia do protetor. Os fabricantes terão de utilizar no rótulo as expressões “resistência à água”, “muito resistente à água", "resistente à Água/suor" ou "resistente à água/transpiração", após a comprovação de cada característica.

O rótulo também sofrerá outras mudanças: é obrigatória a informação sobre a necessidade de reaplicação do filtro solar e a expressão “100% proteção contra as radiações solares” está proibida.

Os fabricantes têm até dois anos para se adequarem à medida. A regra segue os mesmos parâmetros adotados no Mercosul.

>>> Confira qual é o fator de proteção solar adequado para o seu tipo de pele 

O FPS mede a proteção contra os raios UVB (que penetram superficialmente na pele e causam o vermelhidão) já o FPS UVA mede a proteção contra os raios UVA (penetram profundamente na pele e aceleram o envelhecimento)

Repórter: Francine Cadore

Fonte: Anvisa e Sociedade Brasileira de Dermatologia

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: