Voltar

Hábitos saudáveis podem evitar a hipertensão

Hábitos saudáveis podem evitar a hipertensão

Estima-se que 30% dos brasileiros sofram de pressão alta

Hábitos saudáveis podem evitar a hipertensão

12 Abril 2012
O Dia Nacional de Combate à Hipertensão, comemorado em 26 de abril, serve de alerta para que hábitos saudáveis melhoram e mantêm a sua saúde em dia. A Sociedade Brasileira de Hipertensão estima que 30% dos brasileiros sofram com a pressão alta.

Considerada uma doença multifatorial, a hipertensão pode ser desencadeada pela combinação de fatores genéticos, vida sedentária e dieta rica em gorduras. O mal não tem cura, mas quando controlado, é possível conviver sem os inconvenientes.

Conforme a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o tratamento contínuo pode evitar infartos, derrames e paralisação dos rins. Normalmente, os medicamentos controladores da pressão são mais eficientes se combinados com hábitos saudáveis: prática de atividade física entre três e quatro vezes na semana, manutenção do peso, controle do estresse e redução na quantidade de sal na alimentação.

O que você precisa saber sobre hipertensão

_ Para saber se você é hipertenso, é necessário ter a sua pressão medida por um profissional capacitado, em mais de uma oportunidade. O ideal é que você descanse por 30 minutos antes de medir a sua pressão. Lembre-se que a pressão pode variar durante o dia

_ A pressão alta é diagnosticada após ser medida várias vezes em igual ou superior a 14 por 9. A elevação ocorre porque os vasos por onde o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Ela é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassa 130 mmHg e a diastólica (mínima) é inferior a 85 mmHg.

_ Normalmente, a hipertensão não tem sintomas. Quando eles aparecem, podem ser facilmente relacionados a outras doenças porque são vagos e inespecíficos. Não espere o sinal aparecer, meça a sua pressão com frequência.

_ O sal pode interferir no aumento da pressão arterial, já que ele faz o corpo reter mais líquido. Segundo a SBEM, não existe a necessidade de os hipertensos se alimentarem apenas de comida sem sal, basta evitar o exagero. Quem tem pressão alta deve ficar atento, também, a alimentos ricos em sódio, como os refrigerantes “zero açúcar”, além de conservas (picles, azeitona, maionese e ervilha), alimentos embutidos (salsicha, mortadela, lingüiça, presunto, salame e paio), carnes salgadas (bacalhau, charque, carne-seca e defumados) e queijos em geral.

_ Quer saúde? Vá para a academia ou capriche na prática da atividade física em casa ou na rua. O exercício ajuda a baixar a pressão, taxas de gordura e o açúcar no sangue. Além disso, eleva o bom colesterol, controla o peso, diminui a tensão emocional e pode aumentar a autoestima.

_ Alguns pacientes desenvolvem a “Síndrome do Avental Branco”: só manifestam a pressão alta quando a medem no consultório médico ou diante de um profissional da saúde. Causada pelo nervosismo, não se mantém elevada em outras ocasiões.

_ Quem sofre de hipertensão e não trata pode desenvolver doenças graves, como insuficiência renal, AVC e alterações no coração como hipertrofia de ventrículo esquerdo.
 

Francine Athaide Cadore

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: