Voltar

Outono pede mais cuidados com a saúde

Outono pede mais cuidados com a saúde

Início da nova estação pode aumentar risco de doenças respiratórias e alérgicas

Outono pede mais cuidados com a saúde

21 Março 2011
No dia 20 de março, termina a estação mais quente do ano e as temperaturas tendem a diminuir por causa do início do período de transição entre o verão e o inverno. O outono vai de 21 de março a 21 de junho e caracteriza-se por dias mais frios, menor umidade do ar e a mesma duração dos dias e das noites. A mudança das temperaturas pode aumentar a incidências de algumas doenças.

Com a queda da temperatura é comum que as pessoas fiquem mais próximas umas das outras em locais fechados. Essa situação facilita a disseminação de doenças transmitidas pelo ar, como a gripe, que pode ser passada quando o doente tosse, fala ou espirra. Sinusite, rinite e otite também costumam incomodar mais nesse período. Para ajudar a prevenir problemas de saúde típicos dessa estação, é importante tomar alguns cuidados, como:


• Evitar ficar por muito tempo em ambientes fechados e aglomerados;

• procurar manter os ambientes arejados;

• ficar atento à hidratação, por isso, beba bastante água;

• evitar carpetes e cortinas se for alérgico;

• diminuir a exposição à poluição atmosférica, principalmente nos horários de muito tráfego de veículos.


Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe
Vacinar-se contra a gripe é mais uma maneira para se prevenir dessa doença. Este ano, o Ministério da Saúde vai ampliar a cobertura de vacinação, incluindo, além de idosos e indígenas, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde. A 13ª Campanha Nacional de Vacinação acontecerá no período de 25 de abril a 13 de maio em 65 mil postos em todo o país.




Taise Bertoldi

Fonte: : Ministério da Saúde, terra/saúde.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: