Voltar

Preguiça no inverno

Preguiça no inverno

Indisposição durante as baixas temperaturas pode ser espantada com exercícios regulares

Preguiça no inverno

29 Junho 2011
Os dias frios parecem chamar a danada da preguiça – e ela geralmente responde. Nessa época, é comum ter vontade de fazer programas mais calmos ou não ter vontade de fazer um monte de coisa e apenas correr para debaixo da coberta. Essa tendência de as pessoas ficarem mais quietas e paradas nas baixas temperaturas tem uma explicação: é a tentativa do corpo de não perder calor.

Para manter a temperatura corporal, é necessário reduzir o gasto calórico, o que leva a essa sensação de preguiça. Culpar o inverno de toda a “moleza” que aparecer, no entanto, não é justificável, pois algumas atitudes ajudam a aumentar a disposição mesmo nos dias mais gelados.

Praticar atividades físicas melhora o tônus muscular e é ótima aliada para espantar a preguiça. Além disso, neste período de baixas temperaturas, o corpo perde menos água e gasta mais energia, ou seja, são mais alguns pontos favoráveis para se mexer.

O representante do Conselho Federal de Educação Física, Lúcio Rogério, em entrevista ao programa Rádio Saúde, do Ministério da Saúde, recomenda que as pessoas se espreguicem o máximo que puderem, bebam bastante água, o que vai favorecer a circulação e a alimentação do músculo, e alonguem – se, para que não lesionem os músculos.


Taise Bertoldi

Fonte: Ministério da Saúde e Programa Bem Estar (Globo – 17/06/2011).

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: