Voltar

Previna-se contra o câncer

Previna-se contra o câncer

Saiba como as escolhas que você faz no dia a dia podem contribuir na prevenção contra alguns tipos de câncer

Previna-se contra o câncer

17 Novembro 2017

Atualmente, o câncer representa a segunda causa de morte no Brasil – a primeira são as doenças cardiovasculares. Apesar de assustar, a boa notícia é que muitos tipos de câncer podem ser prevenidos se você seguir hábitos de vida saudáveis.

O excesso de peso, por exemplo, está associado a 13 tipos de câncer: esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma (da meninge), tireoide e mieloma múltiplo. 

Para ajudar na prevenção, veja quais hábitos adotar ao longo da vida: 

 

Alimentação saudável

 

A alimentação inadequada é responsável por 20% dos casos de câncer em países em desenvolvimento como o Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um em cada três casos dos tipos mais comuns de câncer poderia ser evitado se, no dia a dia, as pessoas praticassem atividade física e adotassem uma alimentação rica em frutas, legumes, sementes, nozes, verduras, cereais integrais e leguminosas; e pobre em alimentos ultraprocessados (prontos para aquecer ou para consumir e bebidas açucaradas). A alimentação adequada também é importante na recuperação de pessoas diagnosticadas com câncer, na prevenção do retorno da doença e para evitar o desenvolvimento de outros tipos de tumor.

 

Controle do peso

 

O peso corporal e a gordura armazenada no corpo influenciam na saúde ao longo de toda a vida. Manter o peso corporal adequado é uma das principais maneiras de prevenir o câncer. O sobrepeso e a obesidade estão associados ao câncer de esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino, rins, mama, ovário, endométrio, tireóide, entre outros.

 

Tabagismo

 

O tabagismo tem relação com 12 tipos de câncer (pulmão, cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo do útero e leucemias) e é responsável por cerca de 30% das mortes. Quando associado a outros fatores de risco como obesidade e má alimentação, aumentam também as chances para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Vida sexual 

 

Ter vários parceiros e iniciar a vida sexual precocemente são fatores de risco para homens e mulheres entrarem em contato com agentes transmissores de doenças. Os vírus mais conhecidos e que estão associados ao câncer são o HPV, relacionado ao câncer de colo de útero, e o da hepatite B, associado ao câncer de fígado. 

O uso de preservativo é medida indispensável para reduzir o risco de infecção pelo HPV, além de prevenir contra inúmeras outras doenças sexualmente transmissíveis como o HIV. Consulte o calendário de imunizações do Ministério da Saúde para saber mais sobre a vacinação contra o HPV. 

 

Bebidas alcoólicas

 

O INCA não recomenda o uso do álcool pelo seu potencial efeito cancerígeno sobre as células e estar associado ao desenvolvimento de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama. Quanto maior a dose e a exposição à bebida, maiores os riscos.

 

Exposição solar

 

Use o protetor solar adequado para o seu tipo de pele e evite a exposição solar direta sobre a pele entre 10h e 15h. A exposição aos raios solares sem proteção favorece o surgimento do câncer de pele, considerado o de maior incidência no Brasil. É preciso ter cuidado redobrado com as crianças, pois elas costumam se expor mais ao sol do que os adultos.


Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (5 Votos)

COMPARTILHAR: