Voltar

Seja gentil com você mesmo

Seja gentil com você mesmo

Tratar-se bem pode ser o primeiro passo em direção à conquista de uma boa saúde

Seja gentil com você mesmo

3 Março 2011
Pense na seguinte situação: você está de dieta para perder cinco quilos, mas no aniversário da sua prima você se descontrola e não resiste aos brigadeiros. Após o deslize na dieta, você se recrimina e se sente a última das criaturas? Muitas pessoas, sim, mas essa atitude faz com que elas fiquem ainda menos motivadas para conseguirem o que querem.

Ser gentil consigo mesmo pode ser bem mais eficaz do que ficar se culpando e se colocando para baixo. Um estudo realizado em 2007 por cientistas da Wake Forest University, Estados Unidos, sugeriu que mesmo uma pequena dose de autocompaixão pode influenciar os hábitos alimentares. De acordo com o blog Well, do New York Times, pesquisas indicam que se tratar bem pode ser o primeiro passo para conquistar uma saúde melhor. Mas, por que será que, às vezes, é tão difícil fazer algo por nós mesmos?

A pesquisadora Kristin Neff, da Universidade do Texas, acredita que as pessoas têm receio de se tornarem condescendentes e diminuírem o padrão de exigência consigo mesmas. Aceitar as próprias imperfeições e saber lidar com falhas pessoais é diferente de ser tolerante com todos os erros. A autocrítica é necessária, mas é fundamental se lembrar de uma condição humana, a de que ninguém é perfeito.

Portanto, da próxima vez que você não resistir a alguma guloseima e sair da dieta, não se martirize. Procure rever a forma como você está lidando com o desafio que se impôs de perder peso. A vontade de mudar deve estar relacionada ao fato de que isso vai deixá-lo mais saudável e feliz e não porque você não consegue se aceitar do jeito que é. Trate-se bem e tenha mais resultados.





Taise Bertoldi

Fonte: The New York Times (blog Well).

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)

COMPARTILHAR: