Voltar

Série Paciente Seguro: Medicamentos

Série Paciente Seguro: Medicamentos

Administração correta dos medicamentos aumenta eficácia do tratamento e diminui riscos

Série Paciente Seguro: Medicamentos

9 Março 2011


Seguir as orientações do médico em relação a um tratamento nem sempre é fácil, pois exige adaptação a um novo compromisso, muitas vezes, diário. Ter disciplina para isso, no entanto, pode ser determinante para conseguir o resultado esperado e, consequentemente, melhorar a saúde. Mais do que isso, administrar um medicamento de forma adequada ainda previne riscos de efeitos adversos e outras complicações.

Pacientes e seus familiares podem ajudar a evitar danos ao lidar com medicamentos, por isso, confira algumas dicas que podem ser essenciais na hora de cuidar da saúde:



O medicamento é verdadeiro?
Um risco a mais a que o paciente está sujeito é o de consumir medicamentos falsos, o que pode levar à ingestão de substâncias tóxicas, problemas originados por falta de higiene ou ainda piora da doença, em virtude da não ingestão do princípio ativo da droga. Para tentar prevenir esses problemas, prefira comprar em farmácias e drogarias que você já conhece, exija nota fiscal do local em que o medicamento foi comprado e desconfie de promoções e liquidações de medicamentos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também recomenda observar na embalagem do medicamento:
• O número de registro na Anvisa
• número do lote, sendo que o número impresso no lado de externo da embalagem deve ser o mesmo ao impresso no frasco ou cartela;
• data de validade;
• telefone para tirar dúvidas com o fabricante;
• lacre de segurança.


Taise Bertoldi e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde, Centers for Disease Control and Prevention.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: