Voltar

Sono e boa forma

Sono e boa forma

Noites bem dormidas são essenciais para quem está insatisfeito com a balança

Sono e boa forma

20 Novembro 2010
Correr, fazer ginástica, resistir a um belo brigadeiro e controlar a alimentação são atitudes suficientes para perder alguns quilinhos indesejados, certo? Nem tanto. A alimentação e a prática de atividades físicas não são os únicos fatores determinantes para a perda de peso. De acordo com alguns estudos, o sono também influencia na guerra contra a balança.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago e publicada na revista científica Annals of Internal Medicine mostrou que em períodos de pouco sono a queima de gordura do corpo é 55% menor e a perda de massa magra é 60 % maior. Além disso, dormir pouco pode facilitar o efeito sanfona.

Durante o sono, ocorrem processos metabólicos essenciais ao equilíbrio do organismo. O comprometimento do descanso noturno afeta a produção de hormônios ligados à regulação do peso corporal. Mais fome, alteração na sensação de saciedade e busca por alimentos mais calóricos são algumas das consequências que podem ocorrer por dormir pouco ou mal.

A falta de sono pode levar ainda a uma vida sedentária, pois com o cansaço originado de noites mal dormidas, a vontade de se exercitar tende a diminuir consideravelmente. Portanto, prezar pela qualidade e duração adequada do sono é uma preocupação que não apenas quem deseja emagrecer deve ter, mas todos que querem conquistar mais qualidade de vida e bem-estar diariamente.

Quer dormir bem? Acesse a Cartilha Bons Sonhos. Nela, você encontra dicas para uma boa noite de sono, orientações sobre a posição para dormir e fatores que afetam a qualidade do sono. 


Taise de Queiroz Bertoldi

Fonte: Revista Veja (20 de outubro de 2010, edição 2187).

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (2 Votos)

COMPARTILHAR: