Voltar

Você costuma sentir dores no corpo?

Você costuma sentir dores no corpo?

Dormir com o travesseiro errado ou ficar em frente ao computador por horas podem ser suficientes para causar dor muscular.

Você costuma sentir dores no corpo?

27 Junho 2016

Durante o mês de maio foi ao ar no canal Viver Bem a seguinte enquete: “Em qual parte do corpo você costuma sentir dor muscular?”. Das 384 respostas obtidas, 69% assinalaram sentir dor nas costas/ombros, 21% nas pernas, 5% nos braços e apenas 4% mencionaram não sentir dor.
 
Conforme o Ministério da Saúde, o sedentarismo é uma das mais frequentes causas para dores no corpo e na coluna e, conforme a última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 46% dos brasileiros não praticam atividade física em intensidade suficiente, ou seja, mais de 30 minutos por dia. Além de se exercitar regularmente, há outros cuidados que devem ser observados para evitar dores no corpo, veja: 

 
 
Como é o seu travesseiro? O travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio, para não alterar a curvatura da coluna, o ideal é que seja da altura entre a cabeça e o ombro. 
 


 
Está trabalhando sentado por horas? Faça pausas durante o expediente para evitar que o pescoço e ombros fiquem doloridos ao final do dia. Alongue-se durante o dia e estique as pernas de hora em hora. Vale ir ao banheiro, dar uma volta na área comum de convivência, conversar pessoalmente com uma colega de outra equipe. 

 
 
Fique atento ao peso da bolsa ou mochila! Quanto mais peso, mais tensão nos ombros e incômodos para a coluna. A bolsa ou mochila não devem pesar mais do que 5% do seu peso. Opte por modelos menores para não cair na tentação de enchê-la em excesso. 
 

 
 
Diminua a tensão dos braços. O apoio de punho para teclado ajuda a minimizar o estresse nos ombros e pescoço, que pode ocasionar dor devido ao uso prolongado do computador. Se o local onde você trabalha não possui, invista na compra deste acessório. 

 
 
 
Você fica muito tempo ao telefone? Substitua o telefone tradicional por um aparelho com um fone de ouvido e microfone ( headset). Com ele é possível deixar as mãos livres para fazer outras tarefas e evitar cãibras no pescoço. Procedendo assim, sua cabeça não ficará inclinada segurando o telefone entre o ombro e a orelha. 
 
 

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Site American Heart Association / Ministério da Saúde

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)

COMPARTILHAR: