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Como tornar o exercício físico mais agradável

Como tornar o exercício físico mais agradável

Como tornar o exercício físico mais agradável

24 Abril 2017

24 de abril de 2017.

Conforme a Organização Mundial da Saúde, praticar semanalmente 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica intensa pode ajudar a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e muscular e a saúde dos ossos, reduzir estados depressivos e o risco de doenças crônicas não transmissíveis.

Exercitar-se traz benefícios a curto, médio e longo prazo. Por isto, quem ainda não encontrou um espaço na agenda destinado às atividades físicas, é importante colocar a criatividade para funcionar e arranjar formas de incluir pelo menos curtas frações de exercícios ao longo do dia. Troque o elevador pelas escadas; caminhe por 30 minutos em local próximo ao seu trabalho (10 minutos pela manhã + 10 minutos ao meio-dia + 10 minutos após o expediente). 

Já para as pessoas que não se exercitam porque não gostam, ou aquelas que se exercitam apenas por obrigação, separamos cinco dicas que podem contribuir para que as atividades físicas se tornem prazerosas e façam naturalmente parte do dia a dia.

Quer se exercitar com frequência?

• Relembre atividades que você gostava de fazer quando criança e experimente praticá-las novamente. Procure descobrir qual exercício traz para você maiores ganhos emocionais e sociais. Afinal, ter simpatia pela atividade está entre os fatores determinantes para persistir nos exercícios.

• Converse com seu médico sobre o seu objetivo e faça uma avaliação para verificar se você está apto a realizar a prática escolhida. É imprescindível o acompanhamento e orientação de um profissional especializado, um educador físico, que oriente sobre como evitar lesões e alcançar o melhor desempenho possível.

• Exercite-se com um amigo ou familiar. Essa é uma ótima maneira de permanecer motivado para a prática das atividades físicas. Caso não tenha companhia, participar de grupos de corrida ou caminhada, escolas de dança, clubes desportivos, são formas de conhecer pessoas com interesses semelhantes aos seus.

• Aumente gradualmente o tempo e a intensidade da atividade. Inicie suavemente e construa sua resistência pouco a pouco.  

• Seja realista. Defina metas de curto e longo prazo que sejam realizáveis e possíveis de mensurar. Faça avaliações físicas periódicas, para visualizar em números o quanto valeu a pena seu esforço. A percepção das mudanças no corpo serve também como estímulo para manter-se firme na atividade.



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