Voltar

Educação financeira pode ajudar a alcançar seu sonho

Educação financeira pode ajudar a alcançar seu sonho

Educação financeira pode ajudar a alcançar seu sonho

26 Setembro 2016

26 de stembro de 2016.

É difícil encontrar uma pessoa que não tenha um sonho de consumo. Algumas buscam grandes realizações, como a compra de um carro zero ou de um imóvel. Outros, tem objetivos menos ambiciosos, como trocar o celular ou fazer uma viagem no feriado. E, em tempos de crise, há também aqueles que substituem qualquer um desses sonhos por uma necessidade mais prática: quitar dívidas e juntar dinheiro para ter uma reserva financeira em caso de desemprego. Com planejamento e disciplina, é possível alcançar tudo isto.

Por isso, a educação financeira é tão importante. Quando o consumo é feito sem planejamento, as pessoas assumem prestações com as quais não podem arcar e entram no vermelho. "Vivemos um bombardeio de informações de consumo e em um clique é possível comprar algo pela internet. Com isso as pessoas não se planejam, não se perguntam se precisam realmente comprar aquilo naquele momento, se é prioridade", explica Rogério Muracca, superintendente Executivo de Controladoria e Finanças da CNU e pós-graduado em administração financeira e contábeis.

"A cultura do controle e de poupar tem que se tornar um hábito. Os mais jovens nem sempre se preocupam, eles são imediatistas. Só que no futuro ele vai querer ter uma poupança e é preciso preparar isso agora. Se a pessoa conseguir poupar 10% do salário, por mês, já é o bastante. Com isso, até em uma situação de desemprego ajuda a segurar as despesas por um período", diz Muracca.

 

 

Dicas para economizar

  • Estude sobre educação financeira: aproveite o tempo livre para assistir a palestras, ver vídeos e participar de encontros sobre educação financeira e economia. Quanto mais cedo começar, melhor.
  •  
  • Resista às tentações: a maioria das pessoas gasta dinheiro com objetos supérfluos. Em vez de receber o salário e gastá-lo logo em seguida, prefira poupar o dinheiro e investir em um objetivo a longo prazo.
     
  • Supere o medo de investir: conheça os métodos disponíveis para economizar, pesquise sobre as leis existentes e converse com especialistas para saber qual é a melhor forma de poupar de acordo com o seu investimento.
     
  • Não assuma dívidas que não pode pagar: antes de se comprometer financeiramente, avalie sua renda e o quanto pode poupar por mês. Esse planejamento ajuda até a quitar as dívidas mais rapidamente.

    Para conferir a matéria sobre educação financeira completa, acesse a versão on-line da revista Vem Viver, da CNU.  


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: