Voltar

Importância da higiene bucal

Importância da higiene bucal

Importância da higiene bucal

19 Janeiro 2017

19 de janeiro de 2017.

O odontologista Carlos Yutaka Kubo explica a relação entre as doenças periodontais e algumas doenças.

Relações das doenças periodontais com doenças crônicas doenças cardiovasculares
Infecções crônicas na cavidade bucal liberam produtos bacterianos na corrente circulatória, como as endotoxinas, que estimulam o sistema imunológico a produzir uma série de moléculas inflamatórias que favorecem a formação de ateromas, problema que afeta a aorta. Pessoas com doenças periodontais apresentam níveis elevados de fibrinogênio e proteína C reativa (PCR), associadas a um aumento de risco para as doenças cardiovasculares. A penetração de micro-organismos da cavidade bucal na corrente circulatória pode provocar infecção nas válvulas cardíacas.

Diabetes Mellitus
A
lteração metabólica caracterizada por hiperglicemia e glicosúria devido a uma deficiência relativa ou absoluta de insulina. Diversos estudos sugerem que toxinas bacterianas (como os lipopolissacarídeos) que são liberadas na presença de doenças periodontais podem aumentar a resistência à insulina, provocando aumento de glicose.

Artrite reumatoide
É uma doença crônico inflamatória de caráter destrutivo que resulta do acúmulo de células inflamatórias em tendões e regiões de articulação. Quem sofre de doenças periodontais pode ter piora nos quadros de artrite reumatoide.

Insufuciência renal crônica (IRC)
Consiste na perda lenta do funcionamento dos rins, levando a um acúmulo de líquidos e resíduos no organismo, assim como perda óssea e redução da salivação. A doença afeta a maioria dos sistemas e funções do corpo, como o controle de pressão arterial e a quantidade de vitamina D. Esses fatores provocam diversos problemas bucais, como irregularidades do esmalte do dente, perda dentária precoce, xerostomia (boca seca) e doença periodontal.

Confira todas as dicas para higiene bucal e prevenção de doenças na revista Vem Viver aqui.

 

 



Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: