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Não espere o ano novo para começar a se exercitar

Não espere o ano novo para começar a se exercitar

Não espere o ano novo para começar a se exercitar

14 Dezembro 2015

14 de dezembro de 2015
 

Uma das principais promessas para o início do ano é começar a ir à academia ou praticar algum exercício físico regularmente.

Mas não é preciso esperar uma data específica para começar um hábito saudável. Praticar atividade física com regularidade, como caminhada, jogar bola ou andar de bicicleta traz muitos benefícios para a saúde, pois fazer exercício melhora o estado muscular e cardiorrespiratório, a saúde óssea e funcional, reduz o risco de hipertensão, diabetes, depressão, câncer, além de ajudar a manter o peso.



Quais os riscos do sedentarismo? 

O sedentarismo é o quarto fator de risco de mortalidade mais importante no mundo e está associado a 6% de todas as mortes globais. Aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em função do sedentarismo. Pessoas sedentárias têm de 20% a 30% mais risco de morte por doenças crônicas, como doenças do coração e diabetes, que as pessoas que realizam ao menos 30 minutos de atividade física moderada na maioria dos dias da semana.

Os hábitos não mudam de um dia para o outro, mas podemos aproveitar este momento de reflexão de fim de ano para começar adotar hábitos simples e fáceis no dia a dia:

- Se for subir poucos andares, utilize as escadas em vez do elevador.

- Pequenas distâncias, como o percurso até a padaria ou à banca de jornal, podem ser feitos a pé ou de bicicleta.

- Montar um time de futebol, vôlei ou qualquer outro esporte com colegas de trabalho, da rua onde mora ou do condomínio para jogar toda semana ainda ajuda a cultivar novas amizades.

- Você pode começar a fazer uma atividade diferente, como aula de dança, escalada indoor, yoga, por exemplo. 



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