Voltar

O Dia da Saúde alerta para os casos de Diabetes

O Dia da Saúde alerta para os casos de Diabetes

O Dia da Saúde alerta para os casos de Diabetes

7 Abril 2016

07 de abril de 2016.
 

No Dia da Mundial da Saúde, 7 de abril, a atenção se volta para o Diabetes, uma emergência global deste século. 
 
De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, a cada ano mais pessoas convivem com a doença. Estima-se que, no mundo:
 
- 1 em cada 11 adultos tem diabetes e até o ano 2040, 1 em cada 10 adultos terá a doença;
- 1 em cada 7 nascimentos é afetado por diabetes gestacional;
- A cada 6 segundos, 1 pessoa morre em decorrência do diabetes;
- 1 em cada 2 adultos tem diabetes não diagnosticado. 
 
No Brasil, os números merecem atenção, uma vez que o país figura na quarta posição entre os países com o maior número de adultos com diabetes, cerca de 14.250,8 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos.
 
Contudo, é possível mudar este cenário assustador, pois o diabetes pode ser evitado por meio da prática de exercícios físicos regulares e cuidados com a alimentação. Para se ter uma ideia, a adoção de um estilo de vida mais saudável pode prevenir o diabetes tipo 2 em até 58%. 
 
Por ser uma doença silenciosa e muitas vezes os sintomas demorarem para aparecer, 50% dos diabéticos nem sabem que tem a doença, o que pode fazer com que as complicações surjam lentamente, como problemas de coração, derrame, problemas nos rins, cegueira e até amputação do pé. Por isso, nunca é demais lembrar, que a prevenção e controle do diabetes são essenciais para manter a qualidade de vida.
 
Mas afinal, o que é Diabetes?
 
Trata-se de uma condição crônica que ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente, que é diagnosticada por meio da observação do alto nível de glicose no sangue. O resultado desses altos níveis de glicose no sangue causa danos à saúde. 
 
Há três tipos principais de diabetes:
 
Diabetes Tipo 1
- Fatores de risco: histórico familiar, genética e influências do ambiente.
- Aparece repentinamente e, por enquanto, é incurável.
- Sem insulina, a pessoa com diabetes tipo 1 pode morrer.
- Sintomas: vontade de urinar com muita frequência, sede, fome constante, perda de peso, cansaço e alterações na visão. Todos estes sintomas podem aparecer de repente.
 
Diabetes Tipo 2 
- Fatores de risco: excesso de peso, sedentarismo, má alimentação, genética, histórico de diabetes, histórico de diabetes gestacional e idade avançada.
- Pode demorar anos para ser diagnosticada.
- Muitas vezes, pode ser controlada com dieta balanceada e atividade física.
- Sintomas: são similares ao de diabetes tipo 1, mas costumam ser menos aparentes, o que pode fazer com que o diagnóstico seja feito anos depois, com o agravamento do quadro. 
 
Diabetes Gestacional
- Aparece durante a gravidez e pode levar a riscos para a mãe e o bebê
- Associada ao aumento do risco de mãe e filho desenvolver diabetes tipo 2 em algum período da vida.
- É diagnosticada durante os exames pré-natal.
 
Por isso, a melhor forma de comemorar o Dia da Saúde é começar, desde a infância, a cuidar da alimentação, realizar exercícios físicos que te dê prazer, combater a obesidade e realizar os exames preventivos. 
 


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: