Voltar

Cuidado com o telefone

Cuidado com o telefone

Cuidado com o telefone

13 Abril 2016

13 de abril de 2016.

 

Smartphones fazem tanto sucesso que não é raro ver duas pessoas sentadas à mesa em um restaurante sem trocar uma palavra. De olho no visor do aparelho, cada um recebe suas mensagens e lê as postagens do Facebook ou do Twitter. Mais do que problemas de relacionamento, contudo, isso pode causar dores na coluna e até doenças degenerativas mais sérias, adverte o médico ortopedista Marcos Laube, cooperado da Unimed Inconfidentes, em artigo publicado pela revista Vem Viver, da Central Nacional Unimed.


É fácil entender por quê. "O peso de nossa cabeça varia com a inclinação do pescoço. Ereta, ela pesa quatro quilos. Inclinada 60 graus, para uso dos smartphones, as colunas cervical e torácica chegam a sustentar 27 quilos", adverte Laube.

Como o brasileiro gasta, em média, de duas a quatro horas por dia olhando o celular, pode provocar hérnia de disco e estenose (estreitamento do canal vertebral), com sintomas como diminuição da força dos membros inferiores e superiores.


A prevenção ainda é o melhor tratamento, explica o ortopedista: manter a postura correta, praticar exercícios físicos, trocar colchões e travesseiros e controlar o peso. Ao utilizar smartphones, mantenha os braços na altura dos ombros e a cabeça levantada.

Leia mais na revista Vem Viver



Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: