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Central Nacional Unimed fatura R$ 8,24 bilhões em 2020, alta de 8,3% em relação ao ano anterior

Central Nacional Unimed fatura R$ 8,24 bilhões em 2020, alta de 8,3% em relação ao ano anterior

Mesmo em uma fase desafiadora para a economia do País, a cooperativa fechou o período com resultado líquido de R$ 520,2 milhões, 91,8% superior a 2019

Central Nacional Unimed fatura R$ 8,24 bilhões em 2020, alta de 8,3% em relação ao ano anterior

Mesmo em uma fase desafiadora para a economia do País, a cooperativa fechou o período com resultado líquido de R$ 520,2 milhões, 91,8% superior a 2019

5 Abril 2021

A Central Nacional Unimed, cooperativa nacional da marca, registrou um faturamento de R$ 8,24 bilhões em 2020, o que corresponde a uma alta de 8,3% em ingressos totais, em relação ao período anterior. O resultado líquido atingiu R$ 520,2 milhões, 91,8% superior ao ano de 2019. O desempenho é expressivo no mercado de saúde suplementar e significa o maior já registrado pela cooperativa desde a sua criação, em 1998.

Com os esforços despendidos pelos colaboradores, diretoria-executiva e conselhos fiscal e de administração na sensível fase da pandemia da Covid-19, o balanço operacional também foi positivamente impactado, alcançando R$ 341,1 milhões no ano, montante 146,8% superior ao observado em 2019. Com uma atuação estratégica que culminou na arrecadação histórica de 2020, a Central Nacional Unimed expandiu nos últimos anos suas soluções dentro da operação e modernizou processos em busca de um posicionamento ainda mais competitivo.

Nessa trajetória se destaca a consolidação, criação e a abertura de clínicas assistenciais, além do resgate do médico de família, com base na completude, coordenação e na integração do cuidado, do modelo de Atenção Primária à Saúde (APS). Atualmente, a cooperativa atua com este modelo em 13 clínicas para atender todos os beneficiários contemplados pelo Plano Personal, sendo oito delas localizadas na cidade de São Paulo: Barra Funda, na Zona Oeste; Santana, na Zona Norte; Tatuapé e Itaquera (Leste), Jabaquara (Sul); Liberdade (Centro); e Cerqueira César (Centro-Oeste); além dos municípios de Osasco e Barueri (Oeste), Santo André e São Bernardo do Campo, ambos no ABC Paulista; e em Salvador (BA).

O viés assistencial, imprescindível em meio à pandemia, demonstrou a capacidade da cooperativa na adequação dos cenários. Pensando nisso, a Central Nacional Unimed estruturou sua célula COVID-19, que faz a teleorientação e, no caso de suspeita da doença, o telemonitoramento. Uma medida eficiente para desafogar a busca por auxílio nos serviços de pronto atendimento, liberando espaço para quem precisa e evitando o risco, muitas vezes desnecessário, de uma ida ao hospital. Com os esforços, foram 70.616 atendimentos realizados, de março de 2020 a março de 2021, e 33.666 beneficiários monitorados conforme o ciclo do vírus. Internações tiveram uma queda no ano, totalizando 194 mil, contra 228 mil do período anterior. As consultas também acompanharam a tendência, com 7,2 milhões versus os 9,6 milhões em 2019. Exames diagnósticos e terapias totalizaram 33 milhões de procedimentos ante 36 milhões no período anterior. No período, a sinistralidade bateu o menor nível desde 2001, com 82,8% das contraprestações. No contexto social, a Central Nacional Unimed, promoveu arrecadação e doação de mantimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social – de Norte a Sul do País. A iniciativa, criada em maio, uma parceria do Instituto Central Nacional Unimed com outras cooperativas do sistema, foi batizada de “Movimento Saúde e Ação”. Somente a Central Nacional Unimed doou 462 toneladas de mantimentos à iniciativa. O projeto contou ainda com a angariação financeira de R$ 4,1 milhões.

Embora o ano de 2020 tenha sido totalmente atípico por conta das incertezas geradas pela Covid-19 no que diz respeito às questões econômicas, sociais e de saúde, a Central Nacional Unimed rapidamente se preparou e adaptou a rota para o cenário sensível, reforçando a assistência e os serviços para o bem-estar dos beneficiários, bem como promovendo esforços de atuação em prol do negócio. Estamos deixando um legado histórico para a companhia, fortalecendo a importância da união entre o Sistema Unimed e a superação dos desafios externos.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a cooperativa ocupa a sexta posição no ranking das maiores operadoras de saúde suplementar do País. Em dezembro de 2020, registrou 1.787.924 beneficiários, distribuídos por todo o território nacional, com destaque para as praças de atuação local e PME de São Paulo e ABC (SP), Salvador (BA), Santo Antônio de Jesus (BA), Feira de Santana (BA), Ilhéus (BA), Itabuna (BA), São Luís (MA) e Brasília (DF), onde mantém, respectivamente, sua matriz e filiais.

O impulso para o crescimento

Os consecutivos investimentos que vem realizando nos últimos anos para estimular a inovação são somados ao contexto de êxito da operadora. Desde 2019, a Central Nacional Unimed investe em um programa de Transformação Digital dividido em três grandes pilares: Atualização da Matriz Tecnológica, Gestão da Estratégia e da Operação, e Soluções Digitais. Com isso, modernizou a gestão estratégica e a operação. Atualmente, todos os contratos são eletrônicos, fazendo com que a companhia reduza os lançamentos manuais e, por consequência, os riscos de fraudes e inconsistências nas operações. Para os seus beneficiários, investiu em uma nova plataforma para comercialização de planos, no aplicativo Meu Plano, além de modernizar a Central de Atendimento para tornar melhor a comunicação e experiência dos clientes. Para isso, foram incorporados novos canais digitais como o Whatsapp, Facebook, Messenger e webchat, tudo vinculado a uma atendente virtual, a Carol. Cabe ressaltar que a Central Nacional Unimed foi a primeira operadora de saúde a disponibilizar o atendimento via WhatsApp Business nos canais oficial e corporativo. A iniciativa resultou na alavancagem do grau de satisfação do cliente, que foi de 53,5% (2016) para 91% (2020) no nível de serviço. Já a nota da qualidade da Central de Atendimento por telefone evoluiu 100% em 36 meses.

Investimentos em marketing e reputação, com a compra dos naming rights do Teatro Unimed e Unimed Hall, além de ações sociais relevantes, como a construção de uma praça em Paraisópolis, a gestão e oferta do curso de cuidadores de idosos, a zeladoria praças públicas em São Paulo e, como já citado, o apoio para entidades de solidariedade em meio à pandemia, coroam o ano de sucesso e os resultados inéditos.