Voltar

Alimentos industrializados terão menos sódio

Alimentos industrializados terão menos sódio

Acordo entre Ministério da Saúde e associações de produtores de alimentos prevê redução gradual de sódio em 16 tipos de alimentos

Alimentos industrializados terão menos sódio

16 Abril 2011


O gostinho salgado de alguns alimentos é um atrativo para muitas pessoas que já acostumaram o paladar com uma quantidade alta de sal na alimentação. Esse hábito, no entanto, pode ter também um preço alto para a saúde, já que 40% do sal é composto por sódio, mineral que em excesso no organismo pode levar ao aumento da pressão arterial, além de estar relacionado a outras doenças, como problemas renais e cânceres.
Com o objetivo de diminuir o consumo excessivo de sal e, consequentemente, o de sódio, o Ministério da Saúde e a indústria alimentícia firmaram, no dia 7 de abril de 2011, um acordo para reduzir gradualmente o teor de sódio em 16 tipos de alimentos processados. As mudanças começarão a ocorrer nas massas instantâneas, pães e bisnaguinhas a partir de 2012.

A seguir, confira algumas metas já definidas:

Alimento Teor máximo de sódio até 2012 Teor máximo de sódio até 2014
Massas instantâneas 1,9 gramas ------------
Pães de forma 645 miligramas 522 miligramas
Bisnaguinhas 531miligramas 430 miligramas

Segundo o Ministério da Saúde, metas para o pão francês, os bolos prontos, as misturas para bolos, os salgadinhos de milho e as batatas fritas estão previstas para serem estabelecidas até julho deste ano. Até o final de 2011 deverão ser definidas as metas de quantidade de sódio para outros alimentos industrializados. Para saber mais sobre o acordo, acesse o site do Ministério da Saúde.

Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2002/03 aponta que o consumo diário de sal pelos brasileiros foi de 9,6 gramas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de 5 gramas de sal por dia por pessoa.







Taise Bertoldi

Fonte: Ministério da Saúde

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em