Comida colorida: Açafrão-da-terra faz bem para a saúde?
11 Agosto 2022
Quem não gosta de comida colorida? Muitos preparos simples do dia a dia ficam ainda mais bonitos e saborosos com o uso de corantes naturais: batata cozida com a água do brócolis, feijão com beterraba ou o amarelíssimo arroz com açafrão-da-terra. Também conhecida como cúrcuma, essa especiaria não muda só a cor dos alimentos, mas também perfuma e enriquece o sabor. |
Além do sucesso nas receitas, você já deve ter ouvido falar de pelo menos uma qualidade medicinal dessa raiz. Fala-se da sua função anti-inflamatória, antimicrobiana, de controle do colesterol e, até mesmo, de seu papel no combate ao câncer. Mas, será mesmo que a curcumina do açafrão tem todos esses benefícios?
Continue lendo para descobrir.
Saiba mais sobre essa raiz:
De onde vem o açafrão-da-terra?
Como temperar com açafrão
Pesquisas sobre benefícios do açafrão
De onde vem o açafrão-da-terra?
Com origem asiática, o açafrão é um ingrediente essencial na cultura indiana. Além da comida, esta raiz da família do gengibre também é usada na pintura de tecidos e nos cuidados com a pele. Na Índia, muitos pesquisadores passaram a observar a relação entre esse alimento e os benefícios para a saúde. Isso porque a população indiana, principal consumidora do açafrão, apresenta baixos índices de câncer e Alzheimer, despertando o interesse sobre possíveis tratamentos.
O açafrão chegou ao Brasil junto com as outras especiarias na época das navegações. Por aqui, é considerado uma PANC, planta alimentícia não convencional, ou seja, plantas que crescem espontaneamente e podem ser cultivadas até em casa. Atualmente, o açafrão é bastante usado como corante natural em pães, biscoitos e massas, além de ser comercializado em pó. E, atenção: além do açafrão-da-terra, existe o açafrão verdadeiro, considerado uma das especiarias mais caras do mundo. Ao contrário da raiz, essa espécie é extraída de uma flor muito rara.
Como temperar com açafrão?
Apesar do sabor marcante, o açafrão costuma agradar até mesmo o paladar de quem não gosta muito de temperos. Isso porque sua “picância” não chega a arder como a da pimenta, lembrando bem mais o gengibre. Em sua versão raiz, o açafrão pode ser usado no azeite que vai refogar o arroz, o feijão e até mesmo as carnes, combinando muito bem com frango e frutos do mar.
Para ter o sabor do açafrão sempre à mesa, é possível usar a raiz ralada junto a uma “gordura boa”, como o azeite de oliva. Basta misturar, deixar pegando sabor durante um mês e, depois, usar para temperar saladas, pães e peixes.
E, para aquela pipoca amarelinha de cinema sem excesso de manteiga, anote essa dica: antes de colocar o milho na panela, acrescente a cúrcuma ralada ou em pó ao óleo. Além da cor, o uso da especiaria diminui a necessidade do uso de sal ou temperos ultraprocessados.
Pesquisas sobre benefícios do açafrão
Como mencionamos anteriormente, dizer que o açafrão é rico em benefícios para a saúde é uma história que atravessou o oceano. Atualmente, diversas pesquisas são realizadas na busca da comprovação científica para o uso da curcumina do açafrão em medicamentos.
Enquanto muitos estudos apontam que o açafrão tem sim efeito anti-inflamatório, antioxidante e até anticancerígeno, ao entrar em contato com o calor, muitas dessas propriedades se perdem. Os cientistas também já provaram que a curcumina não é tão facilmente absorvida pelo organismo; no entanto, ela continua sendo saudável e cumpre funções preventivas.
Mesmo não tendo eficácia comprovada como uma especiaria milagrosa, o açafrão não apresenta riscos para a saúde e pode ser consumido como tempero, chá e corante natural. Afinal, para além das substâncias e seus benefícios, o sabor é indispensável para a saúde alimentar.
Fontes: Tabela TBCA | Pesquisa FAPESP | Time | Harvard
Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil
Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil