Voltar

Milho: milhares de possibilidades à mesa

Milho: milhares de possibilidades à mesa

O milho é um alimento muito presente nas mesas dos brasileiros - e não apenas nas festas juninas

Milho: milhares de possibilidades à mesa

21 Julho 2023

 

Canjica, bolo, espiga cozida, cuscuz ou mingau, são muitas as possibilidades de transformação do milho, um dos grãos mais versáteis e disseminados no mundo.

 

 

Estima-se que há oito mil anos uma espiga media 2,5cm e, graças ao tratamento de indígenas mexicanos, ela cresceu e se diversificou. Hoje há cerca de 150 tipos de milho.

 

Rico em fibras, carboidratos, proteínas e vitaminas A e B,  esse grão foi a base da alimentação de civilizações por séculos. E, no que depender dos brasileiros, não vai desaparecer tão cedo. Em festas como o dia de São João, o ingrediente é protagonista em várias receitas.

 

E não apenas em datas comemorativas: diariamente, de Norte a Sul do país, tem milho sendo preparado de um jeito diferente.

 

Quer ver alguns exemplos? Confira:

  1. Cozido
  2. Farinha de milho e fubá
  3. Canjica, mungunzá e curau
  4. Mingau
  5. Cuscuz
  6. Pipoca

 

Cozido

Essa é a forma clássica do alimento, cozido e consumido na própria espiga. Outra opção é retirar os grãos e colocá-los em um prato. Manteiga ou margarina e sal são adicionados muitas vezes, mas é possível aproveitar sem nada, ao gosto de cada pessoa.

Se for incluir gorduras e sal, faça-o com moderação. Caso tenha alguma dúvida ou restrição, siga orientação médica.

 

 

Farinha de milho e fubá

A farinha desse grão é utilizada em diferentes receitas, como bolos, biscoitos, pães, broas e farofas.

Aliás, você sabe a diferença entre farinha de milho e fubá?

 

Muita gente acha que é a mesma coisa, mas não é bem assim. A farinha é hidratada, triturada e depois torrada. Já no fubá o grão é moído e por isso os flocos são mais finos. Uma receita bem conhecida com ele é a polenta, frita ou cremosa.

 

 

Canjica, mungunzá e curau

Já podemos ir par a sobremesa?

No caso do curau, que é chamado de canjica em muitos estados do Nordeste, os grãos são triturados com leite. Após peneirar, o líquido é misturado com leite de coco, açúcar, manteiga e cravo. A receita é cremosa e bem amarela.

 

Você pode se interessar: dicas de arraiá saudável

 

Já no mungunzá, chamado assim no Nordeste, ou canjica, no Sul e Sudeste, o grão do milho é cozido e preservado. Leite condensado, leite, canela e cravo são adicionados. Por conta do leite condensado, não precisa incluir açúcar.

 

 

Mingau

Outra receita cremosa é o mingau. Nela, os grãos de milho são batidos com leite e a mistura é coada na sequência. Depois, adicione açúcar e uma pitada de sal. Normalmente o mingau é consumido quente e com canela em pó, uma ótima pedida para dias frios.

 

Já a pamonha é uma espécie de mingau, mas com água no lugar do leite. À mistura é adicionado coco ralado e a receita pode ser tanto salgada quanto doce. Por fim, coloque a massa em uma palha do próprio milho e amarre formando uma trouxa. 

 

 

Cuscuz

O cuscuz faz parte do dia a dia de muitas pessoas, principalmente do Nordeste brasileiro. Para sorte de todo país, essa receita simples é cada vez mais disseminada. A farinha de milho flocada é misturada com água e sal e, após descansar alguns minutos, cozida no vapor.

Adicione manteiga, queijo, ovos, carne seca, carne do sol ou linguiças. Já o cuscuz paulista é feito com legumes, ovos e sardinhas.

 

 

Pipoca

Uma panela, sal, manteiga e/ou óleo: preparar pipoca é simples e delicioso. A receita é um clássico de diferentes momentos, não apenas do cinema. Se você preferir, é possível fazer em uma pipoqueira elétrica sem gordura. Há também a versão doce na panela, com açúcar, água e óleo.

 

 

Valores nutricionais

 

As fibras, carboidratos, proteínas e vitaminas do milho trazem diferentes benefícios a depender do preparo escolhido. Confira uma tabela que compara a composição de diferentes receitas, e formas, do grão:

Alimento (100g)

Calorias

Proteína (g)

Colesterol (mg)

Carboidrato (g)

Fibra (g)

Sódio (mg

Milho-verde cru

138

6,6

N/A

28,6

3,9

1

Pipoca com óleo de soja sem sal

448

9,9

N/A

70,3

14,3

4

Polenta pré-cozida

103

2,3

N/A

23,3

2,4

442

Pamonha pré-cozida

171

2,6

N/A

30,7

2,4

132

Fubá

353

7,2

N/A

78,9

4,7

N/A

Farinha de milho amarela

351

7,2

N/A

79,1

5,5

45

Curau

78

2,4

5

13,9

0,85

21

Flocos de milho sem sal

363

6,9

N/A

80,4

1,8

31

Canjica com leite integral

112

2,4

1

23,6

1,2

28

Bolo pronto de milho

311

4,8

82

45,1

0,7

134

 

 

 

Agora que você já conhece as mil faces desse grão, que tal saber mais dos benefícios do milho?

 

Fontes: TACO | Minstério da Saúde 1, 2 

 


Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil


Média (129 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em