Voltar

Frutas cítricas: saborosas e perfeitas para drinks sem álcool

Frutas cítricas: saborosas e perfeitas para drinks sem álcool

Saiba mais sobre as frutas cítricas, seus benefícios para a saúde e aprenda receitinhas saudáveis e refrescantes

Frutas cítricas: saborosas e perfeitas para drinks sem álcool

3 Fevereiro 2022

Frutas cítricas são refrescantes e ainda têm aquele sabor azedinho que agrada a muitas pessoas. E os benefícios não são apenas para o paladar!

Famosas por serem fontes de vitamina C, essas frutas também são ricas em fibras, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, entre outros nutrientes que ajudam no combate e prevenção de doenças cardíacas e da hipertensão.

Bons motivos não faltam para incluir as frutas cítricas no cardápio. Então vamos entender mais sobre elas? Neste artigo, você vai ver:

Quais são as frutas cítricas?

Frutas cítricas: benefícios para a saúde

Cuidados com as frutas cítricas

Receitas de drinks sem álcool com frutas cítricas

 

Quais são as frutas cítricas?

Frutas cítricas são os frutos das árvores do grupo de Citros. Podemos citar algumas bem conhecidas como o limão, a lima, a laranja e a tangerina, e outras não tão populares, como o pomelo, que lembra uma tangerina, por ter gominhos. O sabor azedinho característico dessas frutas vem do ácido cítrico, presente em grande quantidade.


 

Mas o ácido cítrico também pode ser encontrado em outras frutas, como morango, abacaxi e tomate. É por isso que muitas vezes essas frutas também aparecem nas listas de frutas cítricas.

 

Frutas cítricas: benefícios para a saúde

As frutas cítricas ajudam na digestão e na absorção de nutrientes dos outros alimentos. Você já ouviu falar que a laranja é um ótimo acompanhamento para o feijão para a absorção do ferro? Essa é uma das características da vitamina C, abundante nas frutas cítricas. Ela é, ainda, um importante antioxidante e atua no fortalecimento do sistema imunológico.

Além da vitamina C, as frutas cítricas são excelentes fontes de vitaminas do grupo B, (especialmente o B6), potássio, fósforo, magnésio, entre outros nutrientes. Elas ajudam na redução do colesterol e ainda contêm flavonoides e carotenoides, que têm ação antioxidante, antifúngica, antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória e anticancerígena.

Vale lembrar que nenhuma fruta sozinha combate ou previne doenças. Mas dentro de uma alimentação saudável, os compostos presentes nas frutas cítricas contribuem muito para a saúde do organismo.

 

Precauções no consumo de frutas cítricas

Não faltam bons motivos para consumir frutas cítricas na dieta cotidiana! Porém, para algumas pessoas, a característica ácida pode provocar desconfortos gastrointestinais como azia ou refluxo. A sensibilidade a diferentes tipos de alimentos varia de acordo com a pessoa e deve ser observada com atenção. Se acontecer de forma constante, é bom consultar o médico.

 

Frutas cítricas causam gastrite?

A gastrite é caracterizada por uma dor ardente na região abdominal causada por uma infecção bacteriana e provoca uma inflamação na parede do estômago.
As frutas cítricas podem, sim, acentuar a dor em pessoas que já tenham desenvolvido a inflamação, mas não aumentam a acidez do estômago a ponto de causar uma gastrite. Se esse for seu caso, converse com o médico para que o problema seja investigado e se inicie um tratamento.

 

Cuidado que mancha!

 Enquanto estiver manipulando ou consumindo frutas cítricas é importante evitar a exposição ao sol. É possível que você já tenha ouvido falar que o limão pode causar manchas na pele, mas ele não é o único, sabia? O contato da pele com os ácidos das frutas cítricas, seguido da radiação solar, pode provocar manchas e queimaduras. Saiba mais sobre o que fazer em casos de queimadura com limão.

 

Receitas de drinks sem álcool com frutas cítricas

Que tal aproveitar os benefícios das frutas cítricas em drinks sem álcool? Confira duas receitinhas para refrescar as noites de verão:

 

MOJITO SEM ÁLCOOL
Mojito sem álcool  

Ingredientes:

  • 1 limão com casca
  • 15 folhas de hortelã
  • um punhado de gelo picado
  • 200 ml de água com gás
  • açúcar mascavo a gosto

Como fazer:

Lave o limão e corte em 4 partes, amasse junto com as folhas de hortelã, adicione o gelo picado e, por fim, a água com gás. Se achar necessário adoçar, coloque uma colher de açúcar mascavo ou demerara.

 

COSMOPOLITAN SEM ÁLCOOL
Cosmopolitan sem álcool  

Ingredientes:

  • suco de um limão
  • suco de uma laranja
  • 50 ml de suco de cranberry (pode ser substituído pelo suco de 5 morangos)
  • 50 ml de água de coco

Como fazer:

Misture bem todos os ingredientes, coloque em uma taça, adicione duas pedrinhas de gelo e decore com uma fatia de limão ou de laranja.

 

Gostou do conteúdo? Que tal aprender agora sobre como escolher e armazenar as frutas?

Fonte: American Journal of Biomedical Science & Research: Nutritional Benefits of citrus fruitsFood, nutrition and agriculture 24 Nutritional and health benefits of citrus fruits,SanitasHealthlineTudo ReceitasReceitas em 15s 


Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil


Média (2 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em