Voltar

Inclua pescados na alimentação

Inclua pescados na alimentação

Ministério da Saúde lança campanha para incentivar consumo regular de peixes

Inclua pescados na alimentação

10 Setembro 2011
Para estimular a ingestão de pescados entre os brasileiros, o Ministério da Saúde e o Ministério da Pesca e Aquicultura realizam a 8ª Semana do Peixe nos dias 11 a 24 de outubro. Com o lema “Inclua pescado na sua alimentação. É gostoso e faz bem para a saúde.”, a campanha também terá como objetivo prestar informações sobre os benefícios do consumo regular de peixes e o que observar na hora de comprá-los.

Os pescados são boas fontes de aminoácidos essenciais, de ferro, de vitamina B12, de cálcio e de gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do organismo. Conforme dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-2009, o brasileiro consome, anualmente, 9Kg de peixe, enquanto que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12Kg ao ano.

Entre as ações da campanha, está a divulgação de cartazes em restaurantes e supermercados participantes com informações para incentivar o consumo de pescados. Também está prevista a distribuição de cartilhas com orientações sobre como verificar o produto no momento da compra, sugestões de receitas e dicas sobre a conservação do alimento.

Fique atento!
Na hora de comprar os pescados, é importante ficar atento a alguns detalhes para escolher os produtos com mais segurança. Confira as principais recomendações que também serão foco de divulgação da Campanha:

¿ Observe se o peixe fresco está:
• Úmido, com escamas firmes, unidas entre si, bem aderidas e sem manchas;
• com olhos brilhantes e salientes;
• com odor característico;
• com a cor das guelras entre o rosa e o vermelho intenso.

¿ No peixe seco, veja se:
• Está armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos;
• não apresenta mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável.

¿ Em relação aos pescados congelados:
• Preste atenção se há poças de água no freezer e a presença de produtos molhados, o que pode indicar que o freezer foi desligado ou teve a sua temperatura reduzida, podendo comprometer a qualidade do produto;
• os peixes já fatiados e congelados devem ter o selo SIF (Serviço de Inspeção Federal);
• devem ser conservados sempre a temperaturas inferiores a - 18ºC e resfriados abaixo de 0ºC.

Acesse a cartilha desenvolvida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e do Ministério da Saúde, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e saiba mais sobre as orientações de compra, conservação e receitas para preparo de peixes e outros pescados.

Taise Bertoldi e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Sites Ministério da Saúde, Ministério da Pesca e Aquicultura, Cartilha Semana do Peixe, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em