Voltar

O que diz o rótulo?

O que diz o rótulo?

Estudo revela que 40% dos brasileiros não entende por completo a tabela nutricional dos produtos

O que diz o rótulo?

20 Agosto 2013
Oito gramas de gorduras totais, 2 gramas de gorduras saturadas, 45 microgramas de Vitamina A e 0 gramas de proteínas são encontrados a cada 10 gramas de margarina. Os números indicam a composição de um item industrializado comum na mesa dos brasileiros, mas e o que esses valores realmente significam para a saúde do corpo de quem o consome? São tantos indicadores nos rótulos dos produtos que é fácil ficar em dúvida sobre qual é a opção mais saudável na prateleira do supermercado. Tanto é verdade que um estudo divulgado neste mês pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) revela que boa parte dos brasileiros não entende plenamente as informações encontradas nos rótulos.

A pesquisa, realizada com 807 pessoas em quatro estados brasileiros em maio de 2013, mostra que apesar da dificuldade em entender o rótulo, quase 80% dos entrevistados observam os dados nutricionais do que estão comprando sempre ou de vez em quando. Isso mostra que os consumidores reconhecem a importância das informações nutricionais para fazer escolhas saudáveis na alimentação. O dado preocupante da pesquisa é que entender o conteúdo da tabela nutricional é um problema para uma parcela significativa dos entrevistados: 30% afirmam compreender apenas parcialmente, e outros 10% nada ou muito pouco.

Se você faz parte dessa porcentagem, que tal esclarecer de vez o que os números encontrados nos rótulos significam para a sua saúde? Afinal, conhecer os alimentos é a única maneira de buscar os nutrientes necessários para o dia a dia e conquistar e manter a boa saúde.


Nathale Ethel Fragnani e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Idec

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em