Voltar

Redução do sal

Redução do sal

Campanha pretende conscientizar consumidores sobre a importância de diminuir o uso do sal

Redução do sal

28 Julho 2011


Com o objetivo de diminuir o consumo de sal no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde lançaram a campanha “Menos sal. Sua saúde agradece!”, no dia 26 de julho de 2011, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Colocada em prática, a medida ajudará a diminuir os casos de doenças relacionadas à alta ingestão de sódio e a aproximar os brasileiros da meta de consumo de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de até 5 gramas diárias.

Atualmente, estimativas mostram que o brasileiro está muito longe desse valor preconizado pela OMS. Por dia, a população brasileira consome cerca de 12 gramas de sal, o que contribui para elevar os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis, como a hipertensão arterial*, doenças cardiovasculares e doenças renais.

Através da campanha, materiais como cartazes e banners deverão alertar os consumidores sobre os perigos do consumo excessivo de sal e incentivá-los a fazer escolhas mais saudáveis, como a de produtos naturais. Outra atitude importante é a leitura dos rótulos com as informações nutricionais dos alimentos processados. Conheça aqui, mais dicas que podem ajudá-lo a diminuir a ingestão de sal.

A campanha se alia ao acordo firmado entre o Ministério da Saúde e as indústrias de alimentação, em abril de 2011, para redução gradual de sódio em alimentos processados.

 


Taise Bertoldi e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Sites Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em