Voltar

Resíduos de agrotóxicos em alimentos

Resíduos de agrotóxicos em alimentos

Relatório da Anvisa aponta morango, abobrinha e alface no topo da lista dos alimentos de origem vegetal com maior nível de contaminação.

Resíduos de agrotóxicos em alimentos

29 Agosto 2016
Você tem conhecimento sobre os agrotóxicos que são utilizados durante o crescimento das frutas, legumes e verduras que fazem parte das suas refeições? O último relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), traz dados alarmantes a respeito do excesso de agrotóxicos ou da presença de agrotóxicos não autorizados em 13 tipos de alimentos de origem vegetal. 

Em 59% das amostras de morangos foram encontradas irregularidades relacionadas aos agrotóxicos, com a abobrinha o percentual chegou a 48%. Conforme a Anvisa, os agrotóxicos aplicados nas culturas agrícolas conseguem penetrar no interior de folhas e polpas dos vegetais. Mesmo ao utilizar procedimentos de lavagem e fazer a retirada de cascas e folhas, apenas a superfície dos alimentos fica limpa, isso quer dizer que os agrotóxicos contidos nas partes internas não são eliminados. 

Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, a ingestão de resíduos de agrotóxicos pode ocasionar efeitos crônicos que podem se manifestar meses, anos ou até décadas após a exposição, apresentando-se em várias doenças como cânceres, má formação congênita, distúrbios endócrinos, neurológicos e mentais. Algumas ações costumam ser eficazes para minimizar o risco de ingerir alimentos com resíduos de agrotóxico: 

• Dar preferência aos alimentos oriundos da agricultura orgânica ou agroecológica. 
• Consumir frutas da época, pois há mais chances de serem saudáveis pelo fato da colheita estar em consonância com o relógio biológico da natureza, sendo necessário utilizar menos agrotóxico.
• Lavar bem os vegetais e frutas em água corrente, inclusive os que serão descascados. 
• Descartar as folhas externas de alfaces, repolhos e vegetais semelhantes, exceto se os alimentos forem orgânicos ou agroecológicos. 


Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Anvisa / Ministério da Saúde / Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em