Voltar

Sobremesa: escolha a sua com consciência

Sobremesa: escolha a sua com consciência

Na hora de optar por uma sobremesa, deve-se considerar a qualidade nutricional e o tamanho da porção

Sobremesa: escolha a sua com consciência

5 Outubro 2011
Para quem está acostumado a terminar o almoço e a janta com um gostinho diferente dos pratos salgados, ficar sem uma sobremesa pode ser, no mínimo, estranho. No entanto, consumi-la sem avaliar o tamanho da porção e a qualidade nutricional é um tanto perigoso para a saúde. Por mais inocente que um doce aparente ser, nem sempre é a melhor escolha.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), entre maio e junho de 2010, mostra o perfil de consumo de sobremesas do brasileiro. De acordo com o levantamento feito com 2700 pessoas com idades entre 18 e 80 anos, a maioria afirmou ingerir sobremesas com alguma frequência (de raramente a todos os dias, duas ou mais vezes por semana). São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia e Distrito Federal foram os Estados ouvidos na pesquisa.

O fato de comer uma sobremesa todos os dias pode não vir a ser um problema se a escolha do alimento for bem feita. Para a médica nutróloga Isabela David, coordenadora da pesquisa e diretora de Atividade Científica da Abran, o mais importante é a qualidade nutricional da sobremesa e o tamanho da porção. “Tanto duas rodelas de abacaxi, rico em uma enzima que ajuda na digestão de proteínas, quanto um tablete pequeno de chocolate 70% de cacau, fonte de polifenóis (antioxidantes), podem ser benéficos”, explica ela.




Taise Bertoldi e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia (Abran)

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em