Voltar

Como contribuir em casa para o desempenho escolar do seu filho?

Como contribuir em casa para o desempenho escolar do seu filho?

Estimular a leitura e valorizar a escrita são hábitos simples que fazem a diferença no futuro

Como contribuir em casa para o desempenho escolar do seu filho?

18 Junho 2012

As férias escolares estão quase chegando. Antes de pensar na programação de lazer, convém prestar atenção em como está o rendimento do seu filho em sala de aula. Se estiver bom, o ideal é manter a qualidade durante o segundo semestre. Se as notas estiverem "no vermelho", tente investir mais tempo para acompanhar a aprendizagem do seu filho.

Pesquisas indicam que crianças que são estimuladas em casa a estudar rendem mais no colégio e têm mais chance de ser tornarem profissionais bem-sucedidos. Para contribuir com o desempenho escolar do seu filho, incentive o hábito da leitura desde cedo, valorize a escrita, ajude a criança a fazer as tarefas escolares e participe da escola em que seu filho estuda.

Leitura

Tornar a leitura diária um hábito é um investimento que traz resultados a longo prazo. O início começa nos dias primeiros meses de vida da criança. Leia historinhas para o bebê com entonação e emoção. Depois, quando ele estiver mais crescido, familiarize-o com o mundo dos livros. Compre exemplares coloridos, com desenhos ou fotografias e deixe os livros ao alcance das mãos dos pequenos. Ensine a criança a emprestar as edições aos amiguinhos e a pedir emprestado e faça da leitura um momento de prazer. Vale até propor uma “sessão”: prepare um local adequado, com iluminação correta e conforto, e que tal estourar pipoca?

>>> Hora da leitura em casa une a família e melhora facilita o desenvolvimento do seu filho

Escrita

Valorize a escrita dentro de casa. Deixe à mão lápis, canetas e papel para a criança escrever sempre que tiver vontade. Incentive que expresse suas impressões em bilhetes e relembre os fatos do dia em um diário. Brinque de palavras-cruzadas, forca e stop.
Fale sobre a importância de escrever corretamente e estimule seu filho a não mudar a grafia das palavras quando escreve na internet ou manda mensagens pelo celular. Peça ajuda dele para montar a lista de compras, para fazer anotações em fotografias e em etiquetas.

>>> A difícil tarefa de dividir a educação com a TV e a internet

Escola

Acompanhar a aprendizagem infantil requer mais do que conhecer os professores e participar das atividades organizadas pela escola. Fazer parte da vida escolar do seu filho pressupõe ensinar seu filho a ouvir e a respeitar o professor, ajudá-lo nas tarefas de casa – não confunda auxiliar com dar as respostas prontas -, evitar atrasos nas aulas e combater as faltas. Além disso, procure se informar sobre o período das provas para que seu filho intensifique os estudos.


Repórter: Francine Cadore

Fonte: Cartilha Educar para Crescer

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em