Voltar

Qual é o peso ideal das mochilas escolares?

Qual é o peso ideal das mochilas escolares?

Para não prejudicar a coluna das crianças, o ideal é que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal

Qual é o peso ideal das mochilas escolares?

8 Agosto 2012

As aulas já voltaram em nas salas de aula país. Com o retorno dos estudantes às escolas, a dúvida sobre qual o peso ideal da mochila volta a martelar na cabeça dos pais. Quanto a mochila deve pesar? Como fazer para que os alunos não coloquem peso desnecessário dentro do acessório? Além de encontrar respostas para estas questões, é importante conscientizar seu filho que o carregar o “mundo nas costas” pode comprometer a coluna.

Pesquisadores do Cincinnati Children´s Hospital, nos Estados Unidos, avaliaram crianças que deram entrada no pronto-socorro do hospital com dor nos ombros e constataram que 23% delas tinham lesões causadas pelo uso impróprio da mochila, segundo o Hospital do Coração. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso inadequado de mochilas é um dos motivos que levam 85% da população a sofrer de dores nas costas.

>>> Excesso de material na mochila prejudica postura das crianças


>>> A mochila do seu filho é adequada?

A preocupação com o peso do acessório é tamanha que tramita no Senado um projeto de lei que pode regulamentar a quantidade de material carregado na mochila. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia diz que o ideal é que a criança ou adolescente carregue até 10% do peso corporal. Se a lei for aprovada, fica difícil imaginar como seria a fiscalização. É provável que a responsabilidade recaia sobre os pais.

Independente da aprovação da lei, é importante participar da escolha do modelo da mochila. Mostre ao seu filho que o melhor tipo é o que contém duas alças reforçadas e acolchoadas. Elas distribuem o peso e sustentam melhor o acessório na posição correta – encostada na altura da lombar. Os tipos com rodinha são uma boa opção, mas devem ser usados pelos alunos que estudam em locais sem muitas escadas.

Oriente seu filho a carregar somente o necessário dentro da mochila. Jogos e brinquedos só devem ir para o colégio quando a escola solicita.

>>> Confira dicas para a mochila não prejudicar a saúde do seu filho


Repórter: Francine Cadore Designer: Pabla Vieira

Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e revista Saúde é Vital

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em