Voltar

Combate ao fumo

Combate ao fumo

Pesquisa revela que adolescentes brasileiros têm facilidade de acesso ao cigarro

Combate ao fumo

1º Setembro 2011
Na semana em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo (no dia 29 de agosto), uma pesquisa revelou que os adolescentes brasileiros não têm dificuldade para comprar cigarro, apesar de a legislação proibir a venda de produtos que causam dependência química aos menores de idade.

Lançado pelo Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (INCA) o relatório mostrou que 52,6% das meninas com idades entre 13 e 15 anos e 48,1% dos meninos entrevistados com a mesma faixa etária já compraram cigarro entre algumas capitais do Brasil. A pesquisa também apontou que o percentual de pessoas que começaram a fumar com menos de 20 anos é de 77,9%. Além disso, percebe-se que, diferente do que vem acontecendo entre os adultos, o tabagismo entre os adolescentes, principais alvos da indústria do tabaco, não tem diminuído.

A publicação “A situação do tabagismo no Brasil” reúne dados de pesquisas do Sistema Internacional de Vigilância do Tabagismo da Organização Mundial da Saúde (OMS) realizadas no Brasil, entre 2002 e 2009.

Campanha contra o cigarro
Com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para todos os danos que o tabaco pode causar, o Ministério da Saúde lançou, no Dia Nacional de Combate ao Fumo, a campanha “Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro”.

Tabagismo
O tabagismo faz mal para a saúde de quem fuma e de quem convive com o fumante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco será responsável pela morte de seis milhões de pessoas em 2011, entre elas 10% de não fumantes que ficam expostos à fumaça. Saiba aqui quais são as principais doenças e problemas de saúde que o tabagismo pode causar em quem fuma.

Taise Bertoldi

Fonte: Sites Ministério da Saúde e Inca

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em