Voltar

Companhia para a saúde

Companhia para a saúde

Cães de estimação podem ajudar a manter a regularidade de exercícios, além de ajudarem a diminuir o sentimento de solidão

Companhia para a saúde

26 Maio 2011


O melhor amigo do homem pode ser também um ótimo amigo da sua saúde. Cachorros proporcionam a seus donos oportunidades de socialização, de praticarem atividades em ambientes externos e de se exercitarem. E não é só isso. Uma pesquisa revelou que eles podem ser companheiros de caminhadas mais eficientes do que muitas pessoas.

Realizada pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, a pesquisa mostrou que quem caminhava com um cachorro tinha melhor regularidade no exercício que as pessoas que caminhavam com um amigo ou cônjuge, por exemplo. Vários companheiros da atividade dos pesquisados começaram a dar desculpas para escaparem do exercício. Além disso, a velocidade de quem caminhava com cachorros, durante o estudo, aumentou 28%, enquanto a dos outros cresceu apenas 4%.

Cuide do seu amigo
Os cães podem ajudar seus donos a serem ativos fisicamente e fazer companhia a eles. No entanto, quem tem um animal de estimação deve cuidar dele. O que os cães geralmente querem é acompanhar seus donos, que muitas vezes não se dão conta do esforço que o animal está fazendo para conseguir isso. O professor e colunista Renato Dutra, que escreve sobre corrida e saúde no blog Chegada, hospedado no site da Revista Veja, chamou a atenção em um post com relação aos cuidados que devem ser tomados por quem se exercita com seu cachorro.

O tamanho, a idade e a forma física do animal, além da temperatura do dia são características que devem ser levadas em consideração. Se o cão for muito pequeno, por exemplo, ele terá que dar muito mais passos para acompanhar uma pessoa caminhando ou correndo. O dono também deve ficar atento aos sinais que seu cão dá e respeitá-los para não extrapolar seus limites e prejudicá-lo.

As dúvidas devem ser esclarecidas com um veterinário, que poderá avaliar o animal e orientar o dono sobre os melhores cuidados para a saúde de seu companheiro.

Taise Bertoldi

Fonte: Blog Well (The New York Times), blog Chegada (site Revista Veja), Medline Plus.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em