Voltar

Evite os acidentes domésticos

Evite os acidentes domésticos

Confira dicas para deixar o ambiente mais seguro

Evite os acidentes domésticos

11 Março 2013

Nossa casa parece ser o ambiente mais seguro para as crianças, mas não é. Pequenos detalhes podem causar acidentes graves e até mesmo óbito infantil.

Todos os anos, milhares de crianças são vítimas de acidentes em decorrência de falta de informação e cuidados no dia a dia. As principais causas de mortes registradas foram os riscos acidentais domésticos relacionados à respiração, como sufocação na cama e com alimentos, por exemplo, seguidas de afogamentos, exposição à fumaça, ao fogo e chamas.

Deixe a casa mais segura para seu filho:

Cozinha

Todo cuidado é pouco quando o assunto é o fogão. Ao cozinhar, deixe os cabos das panelas sempre para dentro do fogão.

Não permita a entrada de bebês e crianças pequenas na cozinha. A maioria das queimaduras em bebês ocorre por alimentos derramados na cozinha. Não cozinhe com seu filho no colo.

O botijão de gás deve ser mantido longe de tomadas para evitar explosões e afastado dos ralos para não contaminar a água quando ocorrer vazamentos. Procure abrir a válvula do botijão somente ao cozinhar.

Guarde facas e outros objetos cortantes fora do alcance de crianças. Em gavetas mais baixas, utilize travas de segurança. Tome cuidado com os fios de eletrodomésticos. Eles podem causar enforcamento.

Salas e quartos

Evite cortinas com puxadores. A melhor opção é a cortina horizontal que fica fora do alcance das crianças.

As crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Também tenha cuidado com os móveis mais altos, com quinas, escadas, janelas e sacadas. Tudo isso precisa ser altamente protegido com grades, telas ou portões de segurança.

Ao escolher brinquedos, fique atento aos objetos que podem oferecer risco de engasgamento (peças pequenas para bebê e as crianças menores), de estrangulamento (correntes, tiras e cordas) e de corte (pontas, bordas afiadas).

Banheiro

Mantenha a porta do banheiro e a tampa do vaso sanitário fechadas. Crianças de até 3 anos podem se afogar em poucos minutos com apenas 5 cm de água. O mesmo cuidado vale para baldes de limpeza e tanques.

Matenha os produtos de limpeza longe do alcance dos pequenos para evitar riscos de intoxicação. O mesmo vale para os remédios.

Para saber mais detalhes de prevenção de acidentes domésticos em cada faixa etária, acesse a Caderneta de Saúde da Criança, documento do Ministério da Saúde que acompanha a saúde e desenvolvimento da criança até os 10 anos.


Unimed Londrina

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em