Voltar

Hábitos de vida saudáveis ajudam contra o envelhecimento da pele

Hábitos de vida saudáveis ajudam contra o envelhecimento da pele

Hábitos de vida saudáveis ajudam contra o envelhecimento da pele

19 Outubro 2012


O processo do envelhecimento das células começa a acontecer a partir do momento em que nascemos. Assim, como milhares de células morrem todos os dias no nosso organismo, outros milhares de novas repõem as perdidas. A partir dos 30 anos de idade, o organismo começa a não reparar tão bem a morte dessas células e essa dificuldade de reparação aumenta conforme o passar dos anos.

Quando bem indicados, os cremes anti-idade podem ser ótimos aliados na prevenção do envelhecimento. Mas devem ser prescritos por um médico que avalia a necessidade de cada tipo de pele, conforme explicação da médica professora de dermatologia Tatiana Cruz, cooperada da Unimed Caruaru.

Após os dois anos de idade deve se tornar um hábito o uso do protetor solar, que deve ter no mínimo fator 30 e ser aplicado a cada duas horas. Eles atuam contra os raios ultravioletas A e B e infravermelho. Na fase da pré-adolescência, produtos como antiacne e antioleosidade já começam a proteger a pele contra o envelhecimento precoce e, a partir dos 25 anos, se necessário, são recomendados produtos anti-idade.

O envelhecimento pode ser acelerado caso a pessoa recorra sempre a hábitos não saudáveis como exposição ao sol em demasiado e sem proteção, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, doenças inflamatórias, exposição à poluição, fumar, não dormir direito e não praticar exercícios físicos.

“Alguns alimentos, como os ricos em fatores antioxidantes (amora, morango e mirtilo), frutas ricas em vitamina C (laranja, limão, acerola), em Selênio (castanha do Pará) e em reverastrol (uva), podem ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele”, explica Tatiana.

A médica também faz um alerta sobre os alimentos que devem ser evitados, como, por exemplo, os que têm em excesso gordura saturada, corante, conservante e, principalmente, açúcar. A sacarose é necessária para a produção de energia para o corpo, mas deve ser consumida de acordo com o gasto calórico de cada um. Por exemplo, um atleta PODE consumir mais açúcar que um sedentário.

Outras dicas também são importantes para o cuidado com a pele, como lavar o rosto todos os dias com produtos adequados ao tipo de pele e hidratá-la contra o ressecamento intenso.



Camila Quintieri

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em