Voltar

Inchaço é normal?

Inchaço é normal?

Inchaço é normal?

2 Abril 2013

Muitas pessoas se perguntam se ficar inchado é normal. Para esclarecer essa questão, o endocrinologista cooperado da Unimed Vale dos Sinos, Eduardo Camargo, explica que o inchaço é decorrente de diversos fatores, por isso é necessário estar atento ao local do inchaço e suas características. Os inchaços localizados nas pernas são muito frequentes e tem varias causas.

Ficar durante muito tempo na mesma posição, seja em pé ou sentado pode dificultar o retorno venoso, o que pode provocar o inchaço. O calor no verão é outro fator que deve ser considerado. “A dilatação dos vasos sanguíneos causa o acumulo de líquidos”, explica o médico.

Além disso, o ciclo menstrual ou a gravidez também podem estar associados ao inchaço do corpo, principalmente nas pernas e no abdômen.

Para evitar esse tipo de problema, o endocrinologista sugere a redução do consumo de sal, a atividade fisica regular, massagem (drenagem linfática) e, quando indicado, uso de meias compressivas. Incluir atividades físicas na rotina, como uma caminhada de 40 minutos a uma hora, pelo menos três vezes na semana, pode ajudar bastante para evitar o inchaço.

No entanto, o endocrinologista alerta: “o inchaço deve ser investigado quando é generalizado ou se torna persistente, sem uma causa óbvia". Doenças como as varizes, insuficiência cardíaca, desnutrição proteica, infiltração linfática, ou nefropatias podem se manifestar com inchaço.

Mas o médico finaliza com uma alerta: “Se o inchaço persistir procure imediatamente atendimento medico.”


Unimed do Brasil

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em