Voltar

Por que você ronca?

Por que você ronca?

Conheça as possíveis causas e algumas dicas de como amenizar o barulho incômodo

Por que você ronca?

19 Agosto 2013
É provável que você conheça alguém que ronca de vez em quando, ou mesmo que você seja esse alguém que perturba o sono alheio. Roncar normalmente não representa um problema sério para o roncador. Porém, médicos alertam para a banalização do hábito e defendem a procura de um profissional quando o barulho aparece, já que ele pode ser um indício de que há algo de errado com a sua saúde.

O ronco, nada mais é que o som emitido quando nossa respiração é parcialmente bloqueada durante o sono. Pode ocorrer em qualquer lugar do canal respiratório, desde os pulmões até a ponta do nariz. Quando o ar passa pelo caminho parcialmente obstruído, os tecidos do canal respiratório – que ficam relaxados durante o sono – vibram e o resultado é aquele som irritante que todo mundo conhece.

A boa notícia, é que, em alguns casos, roncar é uma condição temporária e consequência de uma alergia, resfriado, consumo recente de álcool ou ingestão de remédios para induzir o sono. Em outros, porém, o ronco pode permanecer por anos como consequência do excesso de peso, deformidades na garganta ou nariz, ou problemas de saúde mais graves. A apneia do sono, por exemplo, é uma síndrome que rompe quase ou completamente a respiração durante o sono e precisa ser tratada. O sono prejudicado deixa a pessoa sonolenta durante o dia e mais suscetível a acidentes e problemas de saúde como a hipertensão.

Até a visita ao médico, aí vão algumas dicas para amenizar o ronco durante o sono:
 
  Mude a posição em que você costuma dormir. Evite dormir de barriga pra cima. De lado, o barulho costuma amenizar.
     
  Perca peso caso os roncos tenham começado com o aumento da medida na balança. O excesso de gordura aumenta o diâmetro da garganta, diminuindo o espaço para a circulação de ar.
     
  Evite consumo de álcool quatro ou cinco horas antes de dormir, pois a substância relaxa os músculos do fundo da garganta, dificultando a passagem de ar.
     
  Deixe o nariz desobstruído antes de dormir. Assoá-lo e tomar um banho quente antes de deitar pode ajudar.
     
  Troque seus travesseiros, fronhas e mantenha limpos os objetos que acumulam sujeira. Ácaros podem causar alergia que se manifesta enquanto você está dormindo, causando ronco.
     
  Mantenha-se hidratado. Secreções no canal respiratório se tornam mais espessas se o seu corpo está desidratado, bloqueando ainda mais a passagem do ar.

 


Nathale Ethel Fragnani e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Everyday Health, Medline Plus, WebMD

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em