Voltar

Pré-natal masculino

Pré-natal masculino

Ministério da Saúde incentiva que homens façam exames preventivos durante o pré-natal da parceira

Pré-natal masculino

23 Setembro 2010


A Política Nacional de Saúde do Homem, elaborada pelo Ministério da Saúde, vai estimular os futuros pais a realizarem um check up durante o pré-natal da mulher. A ideia é aproveitar o momento em que o homem está mais sensível, pela expectativa de ser pai, e o princípio de que ele tem que se cuidar para poder cuidar da família, para incentivá-lo a não só acompanhar as consultas da parceira como também a fazer exames preventivos.

Estudos do Ministério da Saúde revelam que a população masculina geralmente procura os serviços de saúde quando o problema já foi diagnosticado e está em estado de evolução, sem haver a preocupação em adotar atitudes preventivas. Entre as consequências desse comportamento, está a maior incidência nos homens de doenças cardiovasculares, colesterol elevado, diabetes, hipertensão e outros problemas. Além de terem mais resistências a procurarem cuidados médicos, muitos deles também não seguem os tratamentos recomendados.

A Política
Para ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde e para ajudar na conscientização da importância dos exames de rotina, o Ministério da Saúde lançou, no dia 27 de agosto de 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. “Homem que se cuida, não perde o melhor da vida” é o lema da campanha, que pretende sensibilizar 2,5 milhões de homens, entre 20 a 59 anos, para procurarem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. A Política vem promovendo ações de incentivo ao aumento da quantidade de procedimentos urológicos no Sistema Único de Saúde (SUS), como exames e cirurgias de próstata, vasectomia e fimose.

Taise Bertoldi

Fonte: Site do Ministério da Saúde.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em