Voltar

Série Paciente Seguro: Exames

Série Paciente Seguro: Exames

Saiba o que fazer para não alterar o resultado de exames e o que perguntar para não ficar com dúvidas sobre o procedimento

Série Paciente Seguro: Exames

10 Maio 2011

Quando há a necessidade de se submeter a testes e exames de saúde é comum haver certo nervosismo, tanto em relação à forma como serão feitos quanto às possibilidades de resultados.No entanto, são procedimentos que ajudam os médicos a chegar a informações que podem levá-los a melhorar a qualidade de vida de pacientes. Portanto, quando há recomendação médica, é importante não deixar de realizá-los e procurar sempre tomar as atitudes necessárias para não prejudicar ou alterar os resultados.

Vários exames devem ser feitos sob condições específicas, como jejum de algumas horas. As instruções do médico ou do laboratório em relação à preparação para fazer o teste devem ser seguidas pelo paciente, pois elas podem ser determinantes para a correta interpretação dos resultados. Caso as orientações não forem seguidas, recomenda-se alertar o profissional que for realizar o procedimento, pois mesmo algumas mudanças na rotina podem levar à distorção de dados. Deve-se também, mencionar o uso de medicamentos.

Entender a necessidade e os desdobramentos de realizar determinado teste, avaliação ou exame solicitado pode ajudá-lo a aumentar a tranquilidade e a melhorar a preparação para realizá-lo. Procure perguntar:




Taise de Queiroz Bertoldi e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Sites Family Doctor, Lab Tests Online-Br, Bom Dia Brasil (edição 21/09/2010), Agency for Healthcare Research and Quality

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em