Voltar

Aveia: muitos benefícios para a saúde intestinal

Aveia: muitos benefícios para a saúde intestinal

Saiba como esse cereal auxilia a digestão e aprenda formas de incorporá-lo na alimentação

Aveia: muitos benefícios para a saúde intestinal

6 Outubro 2023

 

As fibras são importantes para um intestino saudável.

 

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a ingestão diária recomendada para um adulto saudável é de 25 a 30 gramas – e a aveia é uma ótima fonte! Ela faz bem à saúde intestinal e tem muitos outros benefícios.

Trata-se de uma fibra solúvel, ou seja, após a ingestão e interação com a água, se transforma em uma espécie de gel promovendo uma sensação de saciedade.

Mas, para que o papel da aveia – ou de qualquer fibra – seja bem desempenhado, a orientação médica é que se consuma bastante água durante o dia.

 

 

Quer saber mais? Neste artigo, vamos ver:

 

 

Como funciona a digestão?

 

O processo digestivo começa pela boca. Quando você mastiga a comida, o corpo ativa enzimas na saliva, que ajudam a quebrar grandes moléculas de amido em partículas menores.

 

Depois, essa massa desce pelo esôfago e chega no estômago, onde outras enzimas digerem o alimento. O bolo alimentar segue para o intestino e lá os sucos digestivos entram em ação.

 

 

Mais aveia, mais saúde intestinal

 

A aveia ajuda na regulação intestinal, além de controlar o colesterol e o açúcar, o que reduz a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares. No intestino, o cereal contribui para uma flora (também conhecida como microbiota) equilibrada.

 

A microbiota é um grupo de bactérias que vive no intestino e auxilia na digestão. E a aveia ajuda a estimular o processo de fermentação, reforçando a manutenção da vida desses micro-organismos.

 

Com bactérias mais fortes, diminuem as chances de ter uma infecção e auxiliam na prevenção de câncer de cólon. A aveia também reduz o tempo de contato de substâncias cancerígenas com as paredes intestinais.

 

 

 

25 gramas é quanto?

 

A quantidade diária de fibras recomendada pelo INCA equivale a uma média de cinco porções de frutas e vegetais sem amido. Por exemplo: verduras, tomate, cenoura, quiabo etc. Cada porção (picada ou inteira) caberia na palma de sua mão.

 

Além disso, o Instituto recomenda três porções de cereais integrais por dia. E aqui entra a farinha de aveia! Uma porção seria ½ xícara. Além desse cereal, temos também o arroz integral, por exemplo.

 

Dica: a maioria dos cereais matinais, ou barrinhas industrializadas, é ultraprocessada! Esses alimentos não entram na recomendação, de acordo com o Instituto.

 

como incorporar aveia na alimentação

 

Formas de incorporar a aveia

Agora que você já sabe como esse cereal faz bem, e as quantidades diárias recomendadas, chegou a hora de arregaçar as mangas e incluí-lo na dieta!

 

Você pode consumi-la com frutas a qualquer hora do dia (não apenas no café da manhã), em forma de mingau (com o leite de sua escolha, animal ou vegetal) e aproveitar sua refeição em diferentes preparos.

 

Vai assar um bolo? Quer fazer um pão ou panqueca? Dá para encontrar muitas receitas que substituem parcial ou totalmente a farinha de trigo por farinha de aveia. Assim, você aumenta seu consumo diário de fibras!

 

Prático e gostoso: receita de muffin de aveia com banana.

 

É possível também adicionar uma colher de flocos na omelete e fazer o leite de aveia em casa! Com essas dicas, sua digestão agradece.

 

 

 

 

Quer saber mais sobre a saúde intestinal? Leia sobre a importância dos probióticos, prebióticos e simbióticos!

 

Fontes: INCA | Ministério da Saude 


Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil


Média (120 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em