Voltar

Cheiro do alimento pode interferir no tamanho da mordida, diz estudo americano

Cheiro do alimento pode interferir no tamanho da mordida, diz estudo americano

Aroma intenso tende a fazer com que as mordidas sejam menores

Cheiro do alimento pode interferir no tamanho da mordida, diz estudo americano

14 Outubro 2013

O cheirinho de comida que você sente quando o relógio já está quase apontando o meio-dia aumenta a sua vontade para que o almoço chegue logo? Pesquisadores ligados ao Food and Nutrition Institute, nos Estados Unidos, ajudam a entender o porquê: eles investigaram que o cheiro tem papel determinante no tamanho da mordida que se dá no alimento. 


Já se sabia que a dimensão do ato de morder está relacionado com a textura e a familiaridade com o alimento: comidas que precisam de mais mastigação ou desconhecidas tendem a levar mordidas menores. A pesquisa Food aroma affects bite size (cheiro da comida afeta o tamanho da mordida) publicada pelo periódico Flavour, da BioMed Central, acrescenta que o aroma intenso também favorece as “dentadas”reduzidas.

 >>> Leia mais:

Como montar um cardápio saudável?
 Cor do prato pode influenciar no quanto você come

Participaram da pesquisa 10 pessoas, seis homens e quatro mulheres, com idades entre 26 e 50 anos. Os testes consistiram em oferecer sobremesa de baunilha, por meio de um tubo que despejava o alimento direto na boca e monitorar o tamanho da mordida. Enquanto os participantes comiam o doce, diferentes cheiros eram oferecidos diretamente no nariz deles. Comprovou-se que quanto mais intenso o aroma que eles sentiam, menor era a mordida.

Controle do peso

Para os pesquisadores, a descoberta pode facilitar a produção de alimentos com alto índice de saciedade e pouco calóricos. Além disso, pode ser um instrumento para o emagrecimento. Em entrevista à revista Veja, o coordenador da pesquisa René A. de Wijk disse que manipular o cheiro do alimento pode fazer com que se consuma entre 5% a 10% a menos de comida por mordida. Combinar o aroma com o tamanho da porção poderia passar uma falsa sensação de saciedade ao corpo, o que ajudaria no controle da saciedade.


Francine Cadore

Fonte: Bio Med Central e site da revista veja, acessado em 29 de maio de 2012

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em