Voltar

Atividades físicas na infância refletem na vida adulta

Atividades físicas na infância refletem na vida adulta

Pesquisa aponta menor risco de depressão em quem praticou exercícios físicos na infância

Atividades físicas na infância refletem na vida adulta

25 Agosto 2011
Tirar a criançada da frente da televisão e do computador é, atualmente, um desafio para muitas famílias. Atividades como correr, brincar ao ar livre, jogar bola e pular corda não têm mais espaço na rotina de várias crianças, que preferem substituí-las por jogos eletrônicos e pelo conforto do sofá de casa. A prática de exercícios físicos na infância, no entanto, pode proporcionar ainda mais benefícios do que a prevenção de obesidade e sobrepeso.

Um estudo realizado pela Universidade de Deakin, na Áustria, mostrou que a prática de atividades físicas na infância diminui em 35% o risco de depressão ao longo da vida. Além de estimular a liberação de endorfina, o que melhora o bom-humor e a disposição física e mental, exercícios físicos, principalmente coletivos, também contribuem para a interação entre as crianças e as relações sociais.

Em virtude de todos os benefícios que podem ser desfrutados ao longo da vida com um estilo de vida ativo desde a infância, é importante que os pais estimulem essa atitude nos filhos. Esse incentivo, porém, é diferente de preencher todos os horários da criança com diversas modalidades esportivas.

Deve-se levar em consideração a faixa etária e a capacidade física dos filhos e lembrar que várias brincadeiras ao ar livre já movimentam os pequenos de forma suficiente até aproximadamente os seis anos de idade. Para saber mais sobre a importância de estimular as crianças a se movimentarem e conhecer quais as atividades físicas mais indicadas para cada idade, acesse a Cartilha Atividade Física na Infância.

Exercícios físicos regulares também ajudam as crianças a:

manterem um peso corporal adequado;
formarem e conservarem ossos e músculos saudáveis;
dormirem melhor;
sentirem-se bem com elas mesmas.




Taise Bertoldi e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Revista Saúde é Vital (Agosto 2011), Medline Plus.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em